17 março 2023

Saúde: Dia Mundial da Saúde Bucal alerta para a importância dos cuidados com a boca

Cirurgião-dentista do SESI Saúde alerta para a importância de pessoas e empresas ficarem atentos aos cuidados bucais, pois 20% do absenteísmo nas empresas está relacionado a dores de dente. Foto: Divulgação/SESI Saúde

Por ser uma parte do corpo que tem contato diretamente com o ambiente externo, a boca acaba se tornando uma porta de entrada para algumas bactérias ou microrganismos que podem ser prejudiciais à saúde. No Dia Mundial da Saúde Bucal, comemorado no próximo dia 20 de março, o cirurgião-dentista do SESI Saúde Carlson Gomes alerta para que pessoas e empresas voltem o olhar para o cuidado com a boca, uma vez que a falta de higiene aumenta bastante o risco de desenvolver problemas, que podem ser uma cárie ou até mesmo doenças cardiovasculares.

“As pessoas parecem esquecer da real importância de cuidar dos dentes. A boca é responsável por desenvolver funções simples, como a fala e a mastigação, mas que são de extrema importância no dia a dia. Não cuidar dos dentes de forma adequada pode, inclusive, acarretar, doenças no coração ou, até mesmo, agravar doenças sistêmicas”, alerta Carlson Gomes.

O especialista explica que o descuido com a boca pode gerar doenças como gengivite, periodontite e cárie – uma das doenças mais comuns do mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). “As pessoas tendem a achar que a cárie é uma doença simples, mas não é. Se não tratada adequadamente, aquela cárie que está formada pode se desenvolver e destruir ainda mais o dente, que é o momento que, geralmente, começam a surgir as dores”, explica, advertindo que uma cárie não tratada também pode acarretar um tratamento de canal e, muitas vezes, a perda daquele dente.

Frequentemente negligenciada dentro das empresas, Carlson explica que a saúde bucal tem impacto direto na qualidade de vida e na saúde do trabalhador e está intimamente ligada ao absenteísmo. “Estudos mostram que o absenteísmo devido à dor de dente corresponde a quase 20% dos afastamentos dos trabalhadores. Muitas vezes, o trabalhador está com uma dor de dente e falta aquele dia para ir ao consultório fazer algum tratamento, o que termina impactando diretamente na produtividade. Isso mostra a importância do tratamento odontológico dentro das empresas”, alerta.

O cirurgião-dentista pontua que a melhor forma de evitar doenças bucais é por meio da prevenção. “É preciso preservar a saúde bucal, fazer uma visita periódica, a cada seis meses, ao dentista, e ter ao seu lado um profissional de confiança, seja dentro ou fora da empresa, pois é ele que vai conhecer o seu histórico, entender as necessidades e fazer um plano preventivo e de tratamento de forma mais individualizada”.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-