02 janeiro 2023

Política: Raquel Lyra toma posse como primeira governadora de Pernambuco

Cerimônia aconteceu na sede da Assembleia Legislativa de Pernambuco na tarde deste domingo. A vice, Priscila Krause, também foi empossada. Fotos: Hélia Scheppa e Heudes Regis/SEI, e Roberta Guimarães/Alepe.

Pela primeira vez na história de Pernambuco uma mulher eleita pelo voto direto está assumindo o comando do Estado. A governadora Raquel Lyra, e a vice-governadora, Priscila Krause, foram empossadas oficialmente neste domingo (1º), em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no Recife. Após a sessão solene, as representantes do governo estadual se dirigiram ao Palácio do Campo das Princesas, onde foram recebidas pelo ex-governador Paulo Câmara, para assinatura do termo de transmissão de cargo.

Em seu discurso em frente ao Palácio, a governadora externou gratidão em ser a primeira mulher a assumir o Executivo Estadual e fez uma menção direta a todas as pernambucanas. “É uma honra, um orgulho e uma enorme responsabilidade que esta mulher seja eu, tendo ao meu lado Priscila Krause, vice-governadora eleita. Tenham a certeza e a confiança que, assim como as heroínas de Tejucupapo, estaremos alertas, vigilantes e determinadas a defender nossa terra, seja qual for o desafio. Junto conosco, estão os sonhos e a esperança de muitas outras. A exemplo da minha mãe, minhas irmãs, de tantas Severinas, Marias, Vanessas, e Lauras, que tem a esperança de um futuro melhor. Esperança, palavra feminina que junto de uma outra, a coragem, vão levar Pernambuco para um novo tempo”, enfatizou.

Ainda durante o pronunciamento, a nova governadora reforçou que tem a política como inspiração de vida. “É pela política que podemos garantir a democracia, unir pessoas e melhorar a vida delas, olhando de forma especial para os que mais precisam da ação do poder público”, finalizou a governadora.

APRESENTAÇÕES - Um show marcado pela presença de artistas da cena pernambucana marcou o encerramento da posse da governadora Raquel Lyra, na Praça da República. Na abertura, Petrúcio Amorim, Priscila Senna, Claudionor e Nono, Alcymar Monteiro, Nena Queiroga, Novinho da Paraíba e André Rio cantaram juntos "Frevo Mulher".

Depois, cada um se apresentou individualmente cantando músicas que marcam a cultura dos pernambucanos e pernambucanas. Milhares de pessoas estiveram acompanhando os shows, que encerram o dia de posse da primeira mulher a governar Pernambuco. Ao final, o frevo tomou conta mais uma vez da Praça da República.

A cerimônia contou com a presença dos ex-governadores João Lyra Neto e Gustavo Krause; o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros; além de deputados estaduais, prefeitos e familiares de Raquel Lyra e Priscila Krause.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-