26 maio 2022

Polêmica: A pedido de vereadores, Prefeitura de Goiana disponibiliza uma professora e um médico para trabalhar na Câmara Municipal

Nos últimos dias uma polêmica envolvendo dois servidores lotados na Prefeitura de Goiana levantaram inúmeros questionamentos, principalmente nas redes sociais e grupos de whatsApp. Segundo informações obtidas pelo Blog do Anderson Pereira, uma professora e até mesmo um médico (clínico geral) foram cedidos pelo Poder Executivo a pedido da Câmara Municipal. Em contato com os Poderes envolvidos, questionamos o papel destes profissionais para o desempenho da função legislativa, contudo, apenas a Prefeitura emitiu uma nota sobre o caso. A Câmara de Vereadores não emitiu uma resposta até o momento desta publicação.

Em nota, a Prefeitura de Goiana esclareceu que os vereadores Alexandre Carvalho (PSB) e o presidente Eduardo Batista (PSL) solicitaram a cedência de tais servidores, através das portarias nº 943/2022 e 944/2022 (Leia no final da publicação), ambas divulgadas no dia 04 de maio de 2022 no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Pernambuco (Confira o documento completo CLICANDO AQUI). Porém, a nota não detalha para quais funções estes servidores iriam atuar, em especial, o médico-clínico geral, que atendia centenas de goianenses na Policlínica Nossa Senhora da Vitória, por trás da Igreja do Carmo, no centro da cidade.

Segundo informações dos bastidores da política, o médico estaria agora atendendo apenas alguns pacientes selecionados pelos parlamentares, ao invés de prestar um serviço à população goianense em um ambiente apropriado, já existente no município, como numa Unidade Básica de Saúde (UBS) ou numa policlínica, onde atuava anteriormente.

Confira abaixo a nota da Prefeitura de Goiana:
"NOTA DE ESCLARECIMENTO

A prefeitura de Goiana esclarece que colocou à disposição da Câmara de Vereadores de Goiana dois de seus servidores do quadro efetivo mediante solicitação do Poder Legislativo municipal que, por meio de ofícios, mostrou interesse de acordo com a necessidade do serviço prestado por ambos servidores.

Baseada no convênio n° 004/2021, vigente pelo prazo de 12 meses, que celebra cooperação mútua entre a prefeitura e a Câmara de Vereadores de Goiana, foi cedida uma servidora efetiva no cargo de professora para o gabinete do vereador Alexandre Carvalho. A mesma já não vinha exercendo mais atividades em sala de aula, mas sim atividades administrativas, por ter sido readaptada, passando a desempenhar outras atividades relativas ao seu cargo. O outro pedido de cessão de um servidor médico clínico geral foi do próprio presidente da Câmara, vereador Eduardo Batista que está implementando na Casa uma Junta Médica.

Dessa forma, observando a conveniência, não há o que desabilite a cessão desses servidores. 

O convênio e as portarias de cessão podem ser consultadas no site da prefeitura de Goiana, em: goiana.pe.gov.br".


 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-