02 maio 2022

Eleições 2022: regularize o título até 4 de maio e fique apto a votar

Aline Cardoso dos Santos, juíza titular da 25ª Zona Eleitoral de Goiana, comunica a todos os cidadãos do município que o eleitor tem até o dia 4 de maio para requerer o Alistamente Eleitoral, Transferência ou regularizar o Título Eleitoral e ficar apto para votar em outubro. Foto: Daniela Branches/Rede Amazônica

Na próxima quarta-feira, dia 4 de maio, termina o prazo para regularizar o título eleitoral, ou mesmo solicitar a primeira via do documento, em tempo para votar nas Eleições 2022. O procedimento é simples, rápido e pode ser feito pela internet, com o sistema Título Net: https://cad-app-titulonet.tse.jus.br/titulonet/novoRequerimento.

A data é estipulada pela Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97 – artigo 91), que prevê o fechamento do Cadastro Eleitoral 150 dias antes de cada pleito. Durante esse período, o cidadão poderá resolver pendências como transferência de domicílio eleitoral ou outras decorrentes de ausência ou justificativa nas três últimas eleições.

Portanto, para evitar contratempos, é importante se antecipar (nos últimos dias, é alta a procura pelo serviço) para quitar eventuais débitos e poder exercer o direito de participar da escolha dos próximos deputados estaduais, deputados federais, governadores, senadores e presidente da República. A votação em primeiro turno ocorrerá no dia 2 de outubro, e o segundo turno, se houver, em 30 de outubro.

Se você jovem que tem 15 anos e completar 16 anos até as Eleições, pode tirar o seu título e poder votar.

Outra forma prática de consultar eventuais pendências junto à Justiça Eleitoral é o aplicativo e-Título. A ferramenta também é utilizada como título eleitoral digital, substituindo o documento em papel no dia das eleições. Basta fazer o download gratuito em telefones celulares ou tablets de qualquer plataforma (Android e iOS): https://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/aplicativo-e-titulo-1.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-