09 fevereiro 2022

Imposto: Pagamento do IPVA dos veículos com placas terminadas em 1 e 2 começa nesta quarta (dia 9) ; confira o calendário

Os carnês do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2022 começam a ser pagos nesta quarta-feira (09). Os motoristas que não tiverem recebido os carnês podem acessá-los via endereço eletrônico. O calendário de pagamento foi divulgado pelo Governo de Pernambuco ainda no fim de 2021. Os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única terão 7% de desconto, assim como no ano passado.

Como consultar?
Os carnês do IPVA podem ser acessados no site do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), além do site da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco. Será necessário informar o Renavam e a placa do veículo para obter informações sobre valores e datas de vencimento.

Frota de veículos

Final 1 e 2
Para veículos com placas que terminam com os números 1 e 2, o limite de pagamento da cota única é até 9 de fevereiro de 2022. Para quem desejar parcelar, a 1ª cota fica também no dia 9, com 2ª e 3ª parcelas para os dias 9 de março e 7 de abril, respectivamente.

Final 3 e 4
Para veículos com placas de final 3 e 4, o pagamento da cota única deverá ser feito no dia 15 de fevereiro. Parcelado, a 1ª cota também fica no dia 15 de fevereiro; a 2ª no dia 15 de março e a 3ª no dia 13 de abril.

Final 5 e 6
Os motoristas com veículos de placa final 5 e 6 poderão realizar o pagamento em cota única no dia 18 de fevereiro. Parcelado, a 1ª cota deverá ser paga no mesmo dia; a 2ª cota ficará para 18 de março e 3ª em 20 de abril.

Final 7 e 8
Já para os veículos com placa final 7 e 8, o prazo de pagamento em cota única é 22 de fevereiro de 2022. Parcelado, 1ª cota também fica para o dia 22, com 2ª e 3ª cota para os dias 23 de março e 26 de abril, respectivamente.

Final 9 e 0
O pagamento da cota única, para os veículos com placa final 9 e 0, deverá ser feito no dia 24 de fevereiro. Parcelado, a 1ª cota também fica para o dia (24); a 2º cota para o dia 30 de março e a 3ª para o dia 29 de abril.

E se não pagar?
Caso o contribuinte não faça o pagamento do IPVA 2022 PE o veículo poderá ser apreendido pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE). O que vai acarretar, além da retenção do veículo, multa e novos gastos.

Para onde vai o dinheiro do IPVA PE?
O valor do IPVA é dividido entre o governo estadual e os municípios em proporção igual, ou seja, 50% para o Estado de Pernambuco e os outros 50% para as prefeituras.

AUMENTO NO IMPOSTO

A administração estadual definiu que o IPVA não contará com mudanças de alíquotas, permanecendo, portanto, 1% para ônibus, caminhões e cavalo mecânico; 6% para aeronaves; 1% para motocicleta, ciclomotor e triciclo (até 50 cm3); 2,5% para quadriciclo, motoneta e similares (até 300 cm3), 3% para quadriciclo, motoneta e similares (acima de 300cm3 e até 600cm3); 3,5% para quadriciclo, motoneta e similares (acima de 600cm3); 3% para automóveis e caminhonetes (até 180 CV) e 4% para automóveis e caminhonetes com CV superior a 180.

A manutenção das porcentagens das alíquotas não significa que o valor do IPVA será o mesmo do ano passado, já que o custo é calculado a partir da variação de preços de mercado registrada nas vendas no varejo, segundo o levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) realizado entre setembro e outubro de 2020, além da composição da frota de veículos tributáveis de Pernambuco em setembro de 2020. De acordo com o economista e professor universitário, Paulo Alencar, houve, em média, um aumento de 20% no preço da tabela Fipe para veículos usados, ocasionando, portanto, um aumento no valor do IPVA 2022. “É importante destacar que o preço dos veículos novos e usados subiram em média 31%, devido à queda na produção e em virtude dos efeitos da pandemia no setor, além da falta de componentes, como os chips, o que tem encarecido os custos de produção”, completou o economista.

O médico Otávio Silva, 28, do Recife, já acessou o site do Detran e poderá gerar seu boleto através do endereço www.detran.pe.gov.br. “Meu carro é de placa final 9, tenho até 24 de fevereiro para quitar a primeira parcela”, afirmou ele, nada satisfeito com o aumento do imposto. “Acho que cada vez menos vale a pena ter um carro no Brasil, porque além de gastar com seguro, manutenção e gasolina, que teve mais de 40% de aumento no último ano, ainda temos que dar conta do aumento, em média de 20%, do IPVA. Só não já desisti de possuir carro porque é essencial para o meu trabalho”, finalizou Otávio.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-