O Prouni-PE abriu, nesta quarta-feira (16), novas inscrições para contemplar 550 estudantes universitários do Estado com bolsas de estudos no valor de R$ 500,00 mensais. Liderado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), é o mais arrojado programa de acesso ao Ensino Superior do Brasil. O primeiro edital, lançado no início do ano, contemplou 450 alunos, que já receberam as bolsas referentes aos meses de abril, maio e junho.
O novo processo seletivo terá como critério de seleção a nota mínima de 350 pontos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), dos anos de 2019 e 2020. As inscrições acontecem até o dia 30 deste mês e deverão ser feitas pelos estudantes para a Instituição de Ensino Superior (IES) em que estão matriculados, através do link: https://prouni.secti.pe.gov.br/
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ramos, destaca que, com este segundo edital, a meta de beneficiar 1.000 estudantes universitários em 2021 será alcançada. "As bolsas de estudo são fundamentais para que estudantes, de todas as regiões de desenvolvimento do Estado, possam dar seguimento às suas graduações. Expandir o acesso ao Ensino Superior é uma política de Estado prioritária do Governo de Pernambuco. Em menos de seis meses, realizamos dois processos de credenciamento de instituições de ensino e avançamos para garantir que cada vez mais estudantes busquem seus sonhos e se preparem para o mercado de trabalho", destacou.
De maneira estratégica, para estimular a formação de profissionais qualificado nas habilidades de futuro, 70%, ou 385 das vagas totais previstas neste segundo edital, são voltadas para alunos de graduação das áreas de ciência, tecnologia, engenharias, matemática, computação, análise e desenvolvimento de sistemas, sistemas de informação, estatística, física, química, oceanografia, biologia e afins. O segundo grupo, com 30% das vagas restantes (165), será formado por alunos dos demais cursos de graduação de nível superior.
O Prouni-PE é destinado a estudantes não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal, per capita, não exceda o valor de um salário mínimo e meio. Poderão concorrer os alunos que comprovem vínculo de matrícula nas instituições de ensino superior integrantes do Prouni-PE e que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas, na condição de bolsista integral.
O programa também vai destinar vagas a candidatos que comprovem ser professores do ensino fundamental ou médio em exercício da docência; pessoas com deficiência, nos termos definidos em lei; ou mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou vítimas de violência doméstica e familiar, que comprovem vínculo de matrícula em uma IES integrante do Prouni-PE.
O processo seletivo segue até dia 30 de junho e o edital pode ser acessado pelo link: https://prouni.secti.pe.gov.br/