14 maio 2021

Educação: Estudantes goianenses do SESI-PE vão participar de competição da Fórmula 1

A equipe GRT, do SESI Goiana, irá representar Pernambuco no campeonato mundial de empreendedorismo e tecnologia F1 In Schools

Febre entre os estudantes de todo o mundo, o campeonato mundial de empreendedorismo e tecnologia da Fórmula 1, o F1 In Schools, terá uma equipe pernambucana na disputa: a GRT, formada por alunos do SESI Goiana. A fase nacional do torneio, que acontecerá pela primeira vez on-line, no dia 26 de junho, desafiará crianças e jovens de 9 a 19 anos a criarem uma empresa que funcionará como uma escuderia, além de projetar, modelar e construir um protótipo de um carro de Fórmula 1 que disputará corridas de velocidade em uma pista em miniatura.

Unidos em times de três a seis pessoas, os competidores se dividem entre as funções de gerenciamento, design e engenharia, que darão suporte para a escuderia, funcionando como uma pequena empresa. Além disso, as equipes precisam preparar um plano de negócios, planejar e executar ações de marketing, divulgar a escuderia nas mídias sociais e buscar patrocinadores para cobrir os custos da competição, como confecção de uniformes e alimentação. Por meio de tudo isso, os estudantes serão estimulados a mostrar habilidades em ciências exatas e design, utilizando recursos tecnológicos, tais como impressoras 3D e softwares de gerência de projeto. Outra atividade que os participantes serão avaliados é a criação de uma ação social para a comunidade.
Nesta edição, cerca de 25 equipes apresentarão o portfólio de negócios e disputarão corridas de velocidade com as miniaturas de carro de Fórmula 1, impulsionadas apenas por um cartucho de gás contendo oito gramas de dióxido de carbono (CO²) em uma pista de 20 metros. Os melhores avaliados passarão para a fase mundial, cujo local e data ainda estão sendo definidos. Os vencedores serão premiados com estágios na equipe da Fórmula 1.

A GRT, composta por Emilly Vitória, Lenildo Homério, Livia Monteiro, Lucas Silva e Rafaella Vitória, está nos preparativos finais para o torneio. “Estamos nos preparando para o F1 in Schools desde maio de 2020 fazendo reuniões virtuais periódicas. No momento, estamos na fase final da usinagem do carrinho e, em breve, vamos iniciar a pintura e o acabamento dele. Quando ele estiver pronto, o nosso objetivo é realizar uma semana de testes de resistência e velocidade”, comentou o técnico da equipe, o professor Jonas Brito.

De acordo com Brito, a GRT realizou doações de brinquedos e alimentos ao Hospital de Câncer de Pernambuco e já está articulando outra ação social em Goiana. “No começo de junho, vamos distribuir lixeiras específicas para realizar a coleta seletiva de máscaras de proteção facial para prevenção da Covid-19 com o objetivo de não contaminar o lixo comum. A equipe está empenhada e bem preparada para conseguir a tão esperada vaga na etapa mundial”, antecipou.
F1 IN SCHOOLS

Promovido pelo Departamento Nacional do SESI, o F1 In Schools é vinculado à Fórmula 1 e visa preparar os alunos para os desafios do mundo do trabalho. Os competidores são envolvidos em todas as etapas, desde a criação de uma escuderia de F1, a construção de carros em miniatura, montagem de pits e boxes da competição até o enfrentamento nas pistas.

SERVIÇO

Etapa nacional do F1 In Schools
Data: 26 de junho

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-