quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Cultura: Ciclo de diálogos online do Projeto Vozes Daqui, desenvolvido pela Fiat, realiza segunda live hoje (02)

O tema da edição é "Desafios da Educação durante e depois da Pandemia"

O projeto Vozes Daqui, realizado pela FCA em parceria com a Fundação Banco do Brasil, AVSI Brasil e Prefeitura Municipal de Goiana (PE), município onde está localizado o Polo Automotivo Jeep, apresenta a segunda live dentro da programação do Ciclo de Diálogos Online. A transmissão abordará o tema "Desafios da Educação durante e depois da Pandemia" na próxima quarta-feira, 02 de dezembro, às 14h00, e faz parte de uma série de quatro lives destinada a educadores e alunos. O evento online será aberto ao público e transmitido pelo canal de youtube do projeto Vozes Daqui, que tem o objetivo de fomentar a educação pública da cidade pernambucana.

Com as aulas presenciais das escolas municipais suspensas e muitas vezes com jovens sem acesso a recursos tecnológicos, podem aparecer dúvidas entre os educadores e também da gestão municipal de como proporcionar o ensino neste momento. A intenção da live desta semana é trazer reflexões importantes sobre esses desafios e proporcionar um debate acerca de estratégias e soluções devido as transformações da educação impostas pela pandemia do Covid-19.

A responsável por conduzir este diálogo com os professores será Fernanda Cunha, professora da Escola da Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Ela trará seu relato de vida e experiências sobre medidas inovadoras para o ensino que podem ser utilizadas. “Que desafio a pandemia nos coloca. Assim que acordei na pandemia no início de março e olhei para o espelho, disse: ‘essa é uma oportunidade que nós temos para nos reinventar’. Porque isso a vida nos promove todos os dias, mas a gente não estava atento aos sinais da vida”, analisa. Uma medida utilizada pela professora nos últimos meses foi a criação de uma série de vídeos em seu canal na plataforma YouTube sobre os desafios dos professores diante o cenário da pandemia.

Em seu discurso, Fernanda Cunha convocará educadores e gestores a proporcionar propostas e soluções em ações educativas para o enfrentamento dos desafios no sistema da educação durante a pandemia e para que os exemplos aprendidos possam durar após o Covid-19. “Eu me preocupo com o pós-pandemia.  Precisamos entender que o desafio é desafiar. E não é agora na pandemia, é sempre. A educação tem que ser um processo de provocar a curiosidade. Porque a mente se torna crítica e desenvolvida, se ela for provocada para pensar. O meu desafio é como desafiar o meu aluno, como desfiar os meus colegas em tempo de pandemia acerca da tecnologia”, argumenta, analisando.

A estreia do Ciclo de Diálogos Online foi em 25 de novembro com a apresentação da jornalista Isly Viana sobre o tema “Educação, tecnologia e cultura digital”. Isly trouxe exemplos da atualidade para sugerir aos educadores como desenvolver o senso crítico dos alunos ao acesso das fontes de informações, distinguindo das Fake News.

Já a terceira e quarta live, que encerram a programação, serão em 9 e 10 de dezembro, um pouco mais tarde, às 15h00. Todas as apresentações são mediadas pela jornalista do Jornal do Commercio, de Recife, Margarida Azevedo, especialista em educação e com mais 20 anos de carreira e membro-fundadora do JEDUCA, Associação de Jornalistas de Educação.

Está é a primeira série de lives sobre educação realizada pelo projeto Vozes Daqui. Das quatro transmissões programadas, três são destinadas a professores e educadores e a última, uma oficina para alunos. As apresentações têm uma duração média de 1h00 e são transmitidas pela plataforma YouTube no canal Vozes Daqui, aberto ao público. Para acessar ao canal, clique aqui.

Perdeu a primeira transmissão? Assista ao conteúdo gravado por meio deste link: O projeto Vozes Daqui convida para o ciclo de diálogos online - 25/11 com Isly Viana - YouTube

Projeto Vozes Daqui

Desenvolvido e realizado pela Jeep em parceria com a Prefeitura Municipal de Goiana (PE), município que abriga o Polo Automotivo Jeep, Fundação Banco do Brasil e a ONG AVSI Brasil; o projeto tem o objetivo de potencializar o protagonismo de alunos, professores e comunidade e promover a melhoria do ambiente escolar, fortalecendo a educação.

Iniciado em setembro de 2019 e com duração de três anos, o projeto desenvolve o trabalho em nove escolas municipais, com 450 alunos do Ensino Fundamental II, 25 professores e gestores escolares e 40 lideranças e moradores da comunidade.

Para auxiliar os alunos com atividades online, uma vez que as ações presenciais do Vozes Daqui foram suspensas durante o período da pandemia do Covid-19, o projeto adquiriu tablets, chips e internet para 180 alunos, de 10 a 15 anos. Dessa forma, os jovens utilizam o aparelho para acompanhar as aulas online nas atividades de Educomunicação. Em andamento, os alunos têm oficinas de audiovisual e fotografia com os profissionais Clarissa Dutra, Fotógrafa e educadora, e Pedro Severien, Cineasta e educador.

Outras ações concretizadas desde o início do Vozes Daqui são: capacitação dos professores, de forma online; revitalização da Escola Manuel César do distrito de Ponta de Pedras; reforma, implantação de biblioteca e sala Multimídia nas Escolas Irmã Marie Armelle Falguieres, no centro e Presidente Costa e Silva, no distrito de Tejucupapo e capacitações com gestores e alunos.

Programação das próximas lives:

Data: 02/12/2020
Horário: 14h00
Tema: "Desafios da Educação durante e depois da Pandemia"
Palestrante: Fernanda Cunha
Para acessar a live, clique aqui: https://youtu.be/0Hg9KopJgcY

A palestrante Fernanda Cunha é professora da Escola da Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás e atua principalmente na área de Arte e Educação Digital. É mestre e doutora em Artes pela ECA/USP e produz atualmente uma série de vídeos para o YouTube sobre os desafios dos professores diante o cenário da pandemia. Os conteúdos abordados pela série de vídeos vão desde como fazer uma live a questões mais teóricas, como resiliência ciberpedagógica.

Data: 09/12/2020
Horário: 15h00
Tema:  "Criatividade e ensino inovador"
Palestrante: Luciana Lyra

A palestrante Luciana Lyra, nasceu em Recife (PE), e é atriz, encenadora, diretora, dramaturga e escritora. É professora do Departamento de Arte e Cultura Popular e da pós-graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Luciana é fundadora do estudo de investigação UNALUNA – Pesquisa e Criação em Arte, em São Paulo. Com participações no programa Encontro com Fátima Bernardes, ela explica, por exemplo, a origem do ritmo conhecido como coco, tradição em todo o Nordeste.

Data: 10/12/2020
Horário: 15h00
Tema:  "Oficina de artes com foco na história e cultura de Goiana" (destinado aos alunos)
Palestrante:  Luciana Lyra.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-