26 setembro 2020

Emprego: Todos os agendamentos da Agência do Trabalho são gratuitos

O cadastramento pode ser feito exclusivamente no Portão PE Cidadão ou no site da SETEQ. Foto: Aline Moura/Seteq

Estudante do ensino médio, aluno do primeiro ano, Márcio Santos Silva Araújo Filho, 15 anos, chegou à Agência do Trabalho cedo e conseguiu realizar o cadastro de Jovem Aprendiz para começar se profissionalizar quando aparecer a oportunidade e o perfil dele se encaixar com o que a empresa procura. Ele não encontrou dificuldades em se cadastrar pelo link de agendamento on-line do site www.seteq.pe.gov.br e fez a ressalva de um aspecto no agendamento que chamou a atenção: “logo no terceiro item (o de validação) aparece a mensagem que os serviços são gratuitos”, avisou Márcio. “Achei muito fácil fazer o cadastro e agora tenho esperança de ser um jovem aprendiz. Tenho estudado muito neste período de pandemia e agora também quero trabalhar e aprender mais”, declarou Márcio. O adolescente tem curso de excel, noções de inglês e espanhol.

A mensagem do adolescente de 15 anos, que sonha em entrar pela primeira vez no mercado de trabalho como Jovem Aprendiz, na área administrativa, corrobora com todo o trabalho feito pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação estadual ao longo desta pandemia e nos últimos anos. “Todos os nossos serviços do Estado são gratuitos. Todos os nossos cursos de qualificação são gratuitos, pensando nas pessoas mais vulneráveis e quem está cobrando taxas não está sendo correto”, disse o secretário estadual Alberes Lopes.

Segundo o secretário-executivo do Trabalho e Qualificação, Álvaro Jordão, algumas pessoas mal intencionadas tentaram tirar proveito de pessoas inocentes no meio da pandemia, se aproveitando do sofrimento das pessoas e, quem se sentir lesado, pode procurar os órgãos competentes, como a polícia. Jordão reiterou que todos os serviços oferecidos pelas 22 Agências do Trabalho, sempre foram e serão gratuitos. A única diferente é que, agora, neste momento, para não colocar em risco a vida das pessoas e evitar aglomeração, eles estão sendo pré-agendados.

JOVEM APRENDIZ - Este ano, a Agência do Trabalho da Boa Vista, no Recife, vai cadastrar 10 jovens por dia, 200 ao mês. Nem sempre há vagas oferecidas pelas empresas, mas existe um link específico para estes jovens na intermediação da mão de obra. Chama-se “Intermediação de Mão de Obra – Jovem Aprendiz”.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-