05 maio 2020

Cultura: Está no ar o site do MATA Goiana, o portal da música goianense

Por Guilherme Souza - Movimento MATA Goiana

Tudo o que você que saber sobre a música autoral de Goiana-PE em um só lugar

Contando com diversos colaboradores que nutrem o amor pelo trabalho musical da cidade, é lançando hoje, 05 de maio, aniversário de Goiana, o site do Movimento MATA Goiana. O objetivo é que ele seja o portal de música autoral de Goiana - PE, onde o seu principal produto é o acervo digital de todos os artistas e bandas da cidade. Todos serão devidamente catalogados com biografias, fotos, vídeos, entrevistas, links para suas redes sociais e suas músicas disponibilizadas para download ou streaming.

Este site é de extrema importância para a classe artística musical da cidade, visto que Goiana sempre foi um caldeirão multicultural em todas as áreas, principalmente na música. Desde os tempos de Accioly Neto, um dos maiores compositores de forró da história do Brasil, autor do clássico popular "Espumas ao vento", e atualmente, com o cantor Lucas Torres, vencedor do melhor disco pop de Pernambuco em 2019. Entretanto, o que esses e tantos outros artistas goianenses têm em comum, infelizmente, é a falta de reconhecimento da própria cidade.

Percebendo essa problemática, o publicitário e comunicador social Elthon Taurino começou a tramar um movimento que pudesse resgatar a antiga música goianense e torná-la conhecida, bem como fomentar a nova, aproveitando a efervescência criativa do cenário atual.

Foi então que no dia 01 de novembro de 2018, foi criado o Movimento MATA Goiana, sendo o "MATA" uma referência a localização de Goiana na Zona da Mata Norte de Pernambuco e também uma sigla para "Música Alternativa de Trabalhos Autorais". A iniciativa foi se desenvolvendo através das redes sociais (YouTube, Instagram e Facebook) com conteúdos para que as pessoas pudessem conhecer mais da história e da produção musical que já foi feita e que está sendo realizada, através de entrevistas, matérias, divulgações de eventos e interações com público.

Com a intenção de expandir o Movimento, Taurino convidou o radialista e locutor Guilherme Souza, para apresentar o programa "MATA Goiana", que acontece ao vivo na Nova FM 98,5, todos os sábados das 15 às 17 horas, tocando apenas musicais autorais goianenses, desde o Rei Do Coco, Sebastião Grosso, até os MCs da "Rima na 13", além de entrevistas com nomes da cena musical de Goiana e região. 
Diante de tantas ações contínuas, os adeptos ao Movimento MATA Goiana aumentam constantemente, agregando mais profissionais da cidade que aderem a ideia de forma colaborativa, como o web designer Douglas Torres, o designer gráfico Raphael Urbano, entre outros profissionais das áreas de fotografia, audiovisual e produção de eventos.

Existe também o evento "Noite do Mata Goiana", que visa trazer artistas e bandas da cidade para apresentar seus trabalhos autorais de forma intimista. O evento acontece no Ateliê Valcira Santiago (parceiro cultural) onde é aberto ao público e acontece em intervalos de 15 em 15 dias comumente.

Mesmo com todas as adversidades que encontradas pelo caminho como a falta de recursos, incentivo e a descrença apática dos que não conseguem enxergar a beleza da nossa cultura, o movimento segue resistindo e entregando para Goiana este presente feito com muita dedicação e entusiasmo por profissionais da comunicação, produtores, ativistas culturais e demais apaixonados com o intuito de resgatar, difundir, fomentar e tornar mais forte a música de Goiana.


 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-