04 abril 2020

Coronavírus: Saiba como entreter as crianças durante a quarentena

Pais devem buscar atividades que divirta e eduque as crianças

Com o surto do COVID-19 no país, o isolamento social voluntário se tornou uma realidade para a maioria dos trabalhadores brasileiros que estão fazendo suas funções em home office. Para àqueles que são pais, com as aulas dos filhos suspensas, a quarentena se tornou um desafio para conciliar o trabalho e a atenção as crianças.

Segundo a pedagoga e coordenadora de Psicologia da UNINABUCO - Centro Universitário Joaquim Nabuco Paulista, Márcia Karine, a ociosidade gera ansiedade e os pais devem promover atividades que divirta e eduque as crianças. "Construa um planner para otimizar as tarefas do dia a dia, colocando atividades lúdicas de cunho pedagógico sem que a criança pense que a sala de aula foi teletransportada para dentro de casa", afirma.

Ainda segundo ela, algumas atividades auxiliam no desenvolvimento da criança e ajudam a entreter. "Pinturas, jogos de montar, quebra cabeça, jogo da memória, até uma teia de aranha colocando cordas presas a fitas na parede vira diversão para todos. Os filmes também são bem-vindos, além de alguns jogos, com a supervisão de um adulto", completa.

É importante lembrar que as crianças também tem vida social. "É preciso reinventar atividades, conversar e até mesmo dançar com as crianças. Entender que nesse momento, os comportamentos são relacionados a falta de atividades externas e que as crianças também têm vida social e de repente tudo parou.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-