quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Cidadania: Governo do Estado abre inscrições para rota de lazer destinada às pessoas com deficiências

O grupo de 15 usuários do programa PE Conduz e seus acompanhantes terão um dia de lazer no Eco Parque Reserva  Aparauá, em Goiana. Créditos: Marcelo Vidal/SDSCJ

Para oferecer um dia de lazer às pessoas com deficiência atendidas pelo programa estadual PE Conduz, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) vai promover, no próximo sábado (18), a ida de 15 usuários do programa e seus acompanhantes para o Eco Parque Reserva Aparauá, na cidade de Goiana. Para formar o grupo, o órgão abre as inscrições nesta quinta-feira (16), a partir da 9h. Os interessados devem ligar para a Coordenação do Programa, através do número (81) 3183 3210.
A iniciativa é promovida junto ao projeto Praia Sem Barreiras. De acordo com o secretário da SDSCJ, Sileno Guedes, a atividade estimula a inclusão social e fortalece o turismo acessível em Pernambuco. “Essas ações são estratégias para oferecer acesso das pessoas com deficiência aos espaços de lazer para proporcionar um momento de descontração tanto a eles quanto aos acompanhantes, que são as pessoas que estão à frente dos cuidados diários. Além das atividades diárias do PE Conduz, com a rotina de exames e consultas, esse momento é essencial para os usuários do programa”, afirma.
Oito vans acessíveis do PE Conduz serão utilizadas para transportar o grupo. A viagem acontece neste sábado (18). No local, serão disponibilizadas cadeiras anfíbias para garantir o banho de rio assistido com segurança e os usuários serão acompanhados por uma equipe de monitores.
Para o superintendente estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead), Edimilson Silva, proporcionar condições de acesso ao grupo em espaços como este ajuda a romper preconceitos. “É importante que as pessoas com deficiência possam e consigam ocupar esses espaços para quebrar estigmas de que só podem ficar em casa, que não são capazes de estar em ambientes como este. As pessoas com deficiência podem usufruir de lugares como este, basta garantir condições necessárias”, pontua.

PE CONDUZ - Durante toda a semana os usuários do PE Conduz e seus acompanhantes usam o serviço exclusivamente para tratamentos de saúde. Já nos finais de semana, ocorrem as rotas de lazer. Somente em 2019, mais de 60 mil viagens foram realizadas pelas vans, garantindo a manutenção dos tratamentos e o lazer dos usuários.

SOBRE A RESERVA - A Reserva Florestal Aparauá tem 40 hectares de Mata Atlântica (fauna e flora), seis nascentes de águas naturais e faz parte de um seleto grupo de áreas destinadas à preservação ambiental.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-