16 novembro 2019

Homenagem: Câmara Municipal concede título de cidadão goianense ao Capitão Menezes

Fotos: Divulgação/Ascom Câmara de Goiana

A Câmara Municipal de Goiana concedeu, na noite da última sexta-feira (08/11), o Título de Cidadão Goianense ao capitão da PM-PE, Sr. Marcone Clay Morais de Menezes, o popular "Capitão Menezes", de 46 anos. A homenagem foi proposta pelo vereador Sargento Torres (PSB), e aprovada por unanimidade pela Casa Legislativa.

A sessão foi presidida pelo vereador Carlos Viégas Jr (PSB) e a mesa foi composta pelo coordenador adjunto da Superintendência Militar e de Segurança Legislativa (SMSEG) da Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe), tenente-coronel da PM-PE, Rutênio Augusto; pelo assessor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco, Francisco Correia; pelo tenente-coronel da reserva remunerada da PMPE, Roberto Gomes; pela líder comunitária da comunidade quilombola de povoado de São Lourenço, Erica Patrícia, e pelo homenageado, que integra a Superintendência Militar da Alepe.

Em sua saudação ao homenageado e aos presentes, o vereador Sargento Torres (PSB) destacou as qualidades do Capitão Menezes. "É uma figura humana singular, disciplinada, de princípios morais e intelectuais, com grande dedicação e reconhecidamente generoso. Esta honraria concedida ao ilustre policial militar do estado de pernambuco, se deve face ao seu notável trabalho, sempre preocupado com o bem estar e a segurança dos seus irmãos", ressaltou o vereador Sargento Torres.

Após receber o título de cidadão, o capitão Menezes, em seus agradecimentos, disse se sentir revigorado e que está no caminho certo, buscando uma nova forma de fazer política. “Agradeço esse título que me traz muito mais responsabilidade. Meu sonho é fazer de Goiana uma cidade melhor e que nossas crianças possam crescer com toda estrutura que elas merecem. Obrigado a todos por essa grande família que vocês são para mim”, concluiu.

A solenidade também contou com a presença dos vereadores Josemar Leite (PTB), Marcos Leal (Avante), André Rabicó (PR), Irmão Jairson (PRP); dos ex-vereadores Pauluca Moura, Antonio Nelson, Eduardo Batista, Beto Gadelha e Wilfred Gadelha; representantes da imprensa local e público em geral.

Perfil

Nascido em 24 de fevereiro de 1973, no Rio de Janeiro, capital, mas desde jovem veio para Pernambuco, onde estudou, tornou-se policial e formou sua família. É casado com Ana Paula Menezes, com quem é pai de duas filhas, Marielly Cleanne e Marcelle Nicolle.

Sua formação acadêmica iniciou-se na licenciatura plena em História pela Faculdade de Formação de Professores de Goiana (FFPG) e consolidou-se com a Pós-Graduação em Ciência Política pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Vale destacar, a sua formação militar iniciada no curso de Formação de Soldados, curso de Formação de Cabo, curso de Formação de Sargento e curso de Formação de Oficial da Administração da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). Galgou passo a passo as patentes de soldado, cabo, sargento, tenente e, atualmente, é Capitão da ativa dos quadros de oficiais da corporação. Todos esses cargos, assinale-se, as promoções ocorreram mediante concurso, com exceção da última promoção de capitão, que foi pelo princípio da antiguidade.

O homenageado Capitão Menezes tem 26 anos na PMPE, serviu no 2º BPM, nas cidades de Nazaré da Mata, Timbaúba, Goiana-sede, e seus distritos, no 6º BPM, 17º BPM, 22º BPM, CSM/Intendência e Diretoria de Gestão de Pessoas da PMPE. Atualmente integra a Superintendência Militar da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco.

A sua vida é pontilhada de condecorações, a saber:

1. Dois votos de aplausos pela Câmara Municipal de Goiana.
2. Voto de aplauso pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe).
3. Medalha Pernambucana do Mérito Bombeiro Militar de Pernambuco.
4. Medalha Pernambucana do Mérito Policial Militar de Pernambuco.

Há mais de 20 anos ministra palestras alertando a sociedade sobre o perigo do consumo das drogas. É também, instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).

Durante 10 anos ministrou aulas para concursos públicos a mais de 200 jovens de Goiana e região e, destes, que foram seus alunos, inúmeros passaram em concursos públicos.

Por fim, vale destacar a sua articulação política para a instalação da Escola Técnica Estadual de Goiana, em 2008, um feito que contou com o apoio do saudoso governador Eduardo Campos.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-