21 setembro 2019

Cultura: Banda Curica e o maestro João Carlos Martins se apresentam em Recife

João Carlos Martins e o projeto Orquestrando o Brasil se apresentam no Marco Zero de Recife

No próximo dia 6 de outubro, domingo, o maestro João Carlos Martins, faz apresentação gratuita com a participação de grupos musicais de Pernambuco

Recife foi a cidade escolhida pelo maestro João Carlos Martins para receber o próximo concerto do projeto Orquestrando o Brasil. A cidade que é conhecida pela sua expressiva atividade musical será presenteada com um espetáculo que promove a cultura local, com a participação de músicos de Recife e região, com idade entre 10 e 55 anos. Três grupos integrantes do projeto foram escolhidos para participar desse concerto.

Promovido pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura da Cidade de Recife, o evento acontecerá no dia 6 de outubro, às 16h00, em frente à Praça Rio Branco, Marco Zero da cidade. Com o maestro João Carlos Martins irão se apresentar a Orquestra de Cordas Movimento Pró-Criança, a Orquestra Social Dom João Costa, ambas de Recife e a Banda Musical Curica, de Goiana.

Essa será a primeira vez que estes grupos se reunirão para uma apresentação conjunta, sob a regência do maestro João Carlos Martins. “O Orquestrando o Brasil é o legado que pretendo deixar. Quero ajudar os milhares de grupos espalhados pelo país a evoluírem artisticamente, ampliando sua atuação e conquistando novos públicos. Queremos democratizar a música clássica no Brasil, ressalta o maestro João Carlos Martins.
João Carlos Martins
João Carlos Martins é pianista e maestro, reconhecido por ser um dos maiores pianistas do mundo. Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, o maestro João Carlos Martins teve como um dos pontos altos de sua carreira a gravação da obra completa para teclado deste gênio da música. Devido a problemas físicos, teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando sua paixão pela música por meio da regência.

Orquestrando o Brasil
O Orquestrando o Brasil é um projeto de mobilização através da música. Idealizado pelo maestro João Carlos Martins e realizado com apoio da Fundação Banco do Brasil e do SESI/SP e FIESP, o projeto é uma plataforma que reúne atualmente quase 500 grupos espalhados pelo país, oferecendo capacitação para regentes e músicos, divulgação e apoio. Criado em 2018, o projeto interage com mais de 18 mil músicos de todo o Brasil.

Orquestra de Cordas Movimento Pró-Cordas

A Orquestra de Cordas do Pró-Criança é um projeto do Movimento Pró-Criança Unidade Recife Antigo, fundado em 27 de julho de 1993. A Orquestra, criada em 2008, é composta por violinos, violas, violoncelos, contrabaixos e percussão, tendo como maestro Crisóstomos Santos. Atualmente, atende gratuitamente cerca de 50 jovens carentes que recebem formação instrumental.

Orquestra Social Dom João Costa

Fundado em 1969, pelas Religiosas da Instrução Cristã, no bairro do Alto José do Pinho, Recife-PE, o Centro Social Dom João Costa se tornou a tábua de salvação para milhares de crianças e jovens. Atende diariamente 380 pessoas, das quais 160 em cursos de musicalização, em três períodos. Além disso, em média, outras 1500 pessoas se beneficiam das instalações do centro, com acesso a quadra para jogos de futsal, biblioteca e o telecentro. A música começou a ser usada como ferramenta em 2009, através do Projeto Músicos do Futuro. Mais tarde foi acirrada a Orquestra Social Dom João Costa, que tem hoje 46 músicos e faz em torno de 60 apresentações internas e externas ao ano.

Banda Musical Curica

Reconhecida como Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco, em 2005, pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Ponto de Cultura, em 2010 e agraciada com a Comenda da Ordem do Mérito Cultural, em 2015 pelo Ministério da Cultura a Banda Musical Curica, de Goiana/PE, acabou de completar 171 anos. Com tradição em formação musical para instrumentos de sopro e percussão, a Banda é considerada a mais antiga do estado em atividade ininterrupta. Em sua sede mantém uma escola de música que atende gratuitamente, 127 alunos, entre crianças, jovens e adultos. Tendo como maestro Everton Luiz Silva do Nascimento e 72 integrantes, o grupo apresenta um repertório variado.

Serviço:
João Carlos Martins e Orquestrando Brasil em RECIFE/PE
Dia: 6 de outubro (domingo).
Horário: 16h
Endereço: Praça Rio Branco, s/n - Recife/PE

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-