30 setembro 2019

Reconhecimento: Câmara concede voto de aplauso a delegada Ana Carolina Guerra

A delegada titular da 8ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Ana Carolina Guerra Pereira, recebeu da Câmara Municipal de Vereadores, um voto de aplauso, pelos relevantes serviços prestados às mulheres e à sociedade do município de Goiana, Região Metropolitana do Recife. A propositura é de autoria da vereadora Olga Sena (PMDB) e foi aprovada por todos os vereadores (Requerimento nº 103/2019).

A legisladora afirmou que como representante da população, quer agradecer a delegada pelo importante trabalho realizado. “Ana Guerra realiza um brilhante serviço, com o objetivo de defender e proteger as mulheres goianenses. A delegada e toda a sua equipe solucionaram muitos casos em Goiana. Lhe parabenizamos por realizar esse competente trabalho em nosso município”.

Ao ser comunicada sobre a homenagem, a delegada Ana Guerra estendeu seus agradecimentos e a homenagem recebida a toda sua equipe de trabalho, e que o reconhecimento da Câmara é prova de que a sua atuação foi eficiente e coerente, o que além de fortalecê-la na atividade profissional de polícia judiciária, dá-lhe ânimo para continuar trabalhando de forma transparente, garantindo a segurança da população sem, contudo, ferir os direitos humanos. “Fico extremamente honrada em receber, juntamente com minha equipe, voto de aplauso da Câmara de Vereadores de Goiana pelo trabalho realizado na cidade. À frente da Delegacia da Mulher desde sua fundação, no ano de 2012, informo que foram registrados aproximadamente 1500 boletins de ocorrência no período, sendo mais de 80% dos casos concluídos e remetidos à Justiça, onde ressalto também a importância das Medidas Protetivas de Urgência, as quais salvaram vidas e foram eficazes em mais de 95% dos casos, observando por fim que mais de 300 agressores de mulheres foram presos na cidade no mesmo período, mostrando assim toda dedicação, empenho e resultado no trabalho realizado por esta equipe. E receber esse reconhecimento por parte da população e das instituições públicas, notadamente dessa egrégia Casa Legislativa, fortalece a certeza do dever cumprido e nos impulsiona a seguir em frente e a continuar trabalhando em prol da causa do combate à violência doméstica e familiar”, ressaltou, agradecendo, em nome da equipe.
Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM)

As DEAMs são unidades especializadas da Polícia Civil, que realizam ações de prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência doméstica/familiar e violência sexual contra as mulheres, e devem ser pautadas no respeito pelos direitos humanos e pelos princípios do Estado Democrático de Direito.

As atividades da 8ª Delegacia de Atendimento à Mulher (8ª DEAM/Goiana-PE), iniciaram-se em novembro de 2012, atendendo especialmente a demanda da cidade de Goiana e seus distritos, onde desde então já foram instaurados 1594 inquéritos policiais, com uma taxa de resolução superior de 80% (E, destes, cerca de 1300 já foram remetidos à Justiça), fato que certamente contribuiu para que, nos limites de sua área de atuação, não houvesse registro de nenhum feminícidio consumado, de 2012 até a presente data.

A Delegacia da Mulher de Goiana atende mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, bem como mulheres vítimas de violência sexual. Além disso, diante da ausência de outras Delegacias Especializadas, tais como Delegacia de Polícia da Criança e do Adolescente e Delegacia do Idoso, a 8ª DEAM também atende crianças e adolescentes do sexo feminino e idosas, vítimas dos mais diversos crimes envolvendo as relações domésticas e familires, e em sua grande maioria, apresentando situação de extrema vulnerabilidade.

Conduzida pela delegada Ana Carolina Guerra Pereira desde a sua inauguração, a 8ª DEAM de Goiana é modelo em atendimento humanizado, firmando parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar e outros órgãos, fornecendo, quando necessário, acompanhamento psicológico e multiprofissional às vítimas de violência doméstica, as quais, na maioria das vezes, precisam desse apoio para seguirem com suas vidas de forma adequada e sadia.

Com grande foco também na prevenção, a 8ª DEAM, através de sua titular, Ana Carolina Guerra, procura informar e conscientizar a população sobre os danos, e como se deve agir ao sofrer, ou tomar conhecimento de alguma mulher que tenha sofrido ou esteja sofrendo violência, trabalho realizado através de participações em canais de internet locais, palestras em escolas, órgãos públicos, e até mesmo no canteiro de obras da Fábrica da Jeep.

Os números e resultados da 8ª DEAM impressionam, e por si só demonstram a importância do trabalho da referida delegacia, bem como a dedicação de todos que compõem a unidade policial.

A 8ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Goiana está localizada no antigo prédio do Juizado Especial Cível (mais conhecido como Juizado de Pequenas Causas), em frente à Praça Duque de Caxias, no centro da cidade. Informações ou denúncias poderão ser comunicados anonimamente pelos contatos: (81) 3626-8509 e 8delmulher@policiacivil.pe.gov.br

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-