22 janeiro 2019

Saúde: Saiba a importância de usar óculos escuros no verão

A radiação ultravioleta pode causar doenças oculares como a catarata

Os óculos escuros são assessórios que estão sempre em tendência no mundo da moda, principalmente em cidades de clima ensolarado. E, com a chegada do verão, a procura pelo produto costuma ter uma alta no comércio. Entretanto, apesar de muitas pessoas utilizarem para compor estilos elegantes, o item carrega uma grande importância para a saúde ocular, protegendo os olhos dos raios solares. O não uso dos óculos escuros, sobretudo no horário entre 10h e 16h, pode acarretar em sérios problemas na visão, como lesões na córnea e envelhecimento precoce dos olhos.

“Os raios solares têm radiação ultravioleta que pode causar doenças oculares como o pterígio, a catarata e a doença macular relacionada à idade”, explica a oftalmologista do Serviço Oftalmológico de Pernambuco (SEOPE), Manoela Gondim. “O pterígio causa crescimento de carnosidade, deixando o olho vermelho e com sensação de secura. Já a catarata apresenta baixa visual progressiva. Por fim, na doença macular relacionada à idade, o paciente começa com sintomas de distorção da imagem, podendo apresentar mancha preta no centro da visão e perda visual irreversível”, acrescenta a doutora.

No Recife, assim como em várias cidades do país, muitas pessoas costumam comprar óculos escuros no comércio informal, já que o preço do produto é mais acessível. No entanto, especialistas alertam que essas peças sem certificação não fazem a proteção que os olhos realmente precisam. “Apesar de a lente ser escura, nem todos os óculos possuem filtros que protegem dos raios ultravioletas. Por isso, é importante que as lentes sejam compradas em lojas confiáveis”, aconselha Manoela.
Outro fator importante dos óculos escuros, porém pouco conhecido pelas pessoas, é que eles também têm a capacidade de proteger os olhos da poluição das ruas. Neste caso, o alerta fica para os dias nublados e ventosos, além de ambientes em que há o uso do ar condicionado. “Isso pode causar agressão às camadas mais externas dos olhos e predispor a olhos secos e vermelhos. Os óculos minimizam os sintomas de ressecamento e irritação ocular”, explica a doutora.

A recomendação vale também para as crianças, um público que ainda não tem o costume de usar os óculos escuros. “Os efeitos dos raios solares acontecem a longo prazo, então precisamos lembrar das crianças. Muitas vezes nos preocupamos com outras coisas e acabamos esquecendo da saúde ocular delas. São as crianças que futuramente vão apresentar alterações”, alerta Manoela.

Vale ressaltar, ainda, que o grau de escuridão das lentes não é proporcional a seu nível de proteção. Portanto, não significa que as lentes mais claras, como por exemplo as marrons, possuem menos capacidade neste quesito.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-