quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Educação: FPS é única de Pernambuco com nota 5 em Medicina

O curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) recebeu conceito 5, máxima atribuída pelo  Ministério da Educação e Cultura (MEC), tornando-se a única instituição de Ensino Superior do Estado, com esse resultado. A instituição passou pelo processo de visita in loco para Renovação de Reconhecimento do curso nas últimas semanas. Hoje constam na página MEC, 320 cursos ativos de medicina no país, sendo que apenas 24 (7,5%) atingiram a nota máxima. No Nordeste, dos 76 cursos de medicina ativos, apenas  3 (3,95%) possuíam a nota máxima, nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

O trabalho em equipe aliado a uma proposta pedagógica inspirada e vivenciada que é fruto da experiência do IMIP, hospital ensino, foi destacado na avaliação do MEC. O curso de Medicina da FPS associa o desenvolvimento de competências técnicas utilizando metodologias ativas, a uma formação ética e humanista. Além disso, tem o IMIP como hospital de ensino e principal campo de estágio e um corpo docente comprometido com o projeto pedagógico do curso acompanhado por programa de desenvolvimento docente permanente.

Para a coordenadora do curso de Medicina da FPS, Taciana Duque, “a organização curricular é pautada em eixos de evolução humana, de ética, de relações humanas e desequilíbrios da relação saúde ambiente. A preocupação constante em pautar o projeto pedagógico nas melhores evidências em educação médica com uma visão inovadora da formação de profissionais na área da saúde é também um importante diferencial”, destaca.

"Trata-se de uma rigorosa análise e atingir a nota máxima numa reavaliação representa o reconhecimento ao trabalho de toda uma equipe, que tem como foco a busca pela excelência no ensino. Vamos continuar neste caminho de buscar formar profissionais altamente capacitados, sem esquecer o lado humanizado que o profissional de saúde precisa ter no seu dia a dia", declara Carlos Figueira, diretor da FPS.
Sobre a avaliação

A renovação de reconhecimento de um curso pelo MEC acontece ao final do ciclo avaliativo, que compreende o ENADE, realizado trienalmente. Cada curso passa por três tipos de atos regulatórios: a autorização, o reconhecimento e a renovação de reconhecimento.

As dimensões avaliadas pelo Ministério são 3: A dimensão 1 (Organização Didático-Pedagógica), dimensão 2 (Corpo Docente) e a dimensão 3 (Infraestrutura). O curso de Medicina da FPS obteve conceito 4 no reconhecimento em 2012 e agora na renovação, subiu a nota para conceito máximo, 5.
Sobre a FPS – Criada em 2005, a Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) tornou-se referência em educação de alta qualidade na área de saúde, tendo o IMIP - Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, como principal laboratório prático para os estudantes. Ao mesmo tempo, incentiva a pesquisa, a promoção de intercâmbios e a formação de profissionais mais humanizados. A FPS oferece os cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Psicologia e Nutrição, além de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, com dois mestrados e mestrado profissional.

Este semestre, a instituição de ensino, junto com o IMIP, anuncia expansão do campus para um Centro de Inovação dedicado ao incentivo do empreendedorismo voltado para transformar a saúde e educação. O complexo ainda contará com uma Clínica Escola nas áreas de enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina, nutrição, odontologia e psicologia e um moderno Centro de Simulação Realística capaz de simular atividades clínicas que os estudantes e profissionais poderão vivenciar nos cenários de prática da saúde.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-