06 fevereiro 2018

Educação: Crianças enfrentam dificuldades para aprender a ler e escrever em PE

Em Goiana, no Grande Recife, mesmo com a instalação do polo automotivo da Jeep, a qualidade da educação ainda está longe do satisfatório.

Um balanço realizado pela Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) constatou que 17 municípios da Zona da Mata Norte de Pernambuco registraram índices insatisfatórios, quando o assunto é educação. Entre as cidades avaliadas, Carpina, Itambé e Goiana, que recentemente passou a integrar a Região Metropolitana do Recife.

Na cidade de Carpina, a 57 quilômetros do Recife, as 27 escolas da rede municipal encontram-se com graves problemas de infraestrutura. Dados da pesquisa mostram que 73,87% dos alunos não conseguem ler com fluência e 52,22% não escrevem corretamente.

Em Goiana, no Grande Recife, mesmo com a instalação do polo automotivo da Jeep, a qualidade da educação ainda está longe do satisfatório. Segundo o balanço, 85,64% das crianças têm problemas de leitura e 70,64% apresentam dificuldades na escrita.

De acordo com o gestor do polo automotivo, Glauber Fullana, o projeto Rota do Saber, lançado pela empresa, promete ajudar no desenvolvimento das crianças e jovens. “Todas as cidades próximas daqui precisam ter um desenvolvimento do mesmo jeito que o nosso polo. Se a gente ajudar a desenvolver as crianças, no futuro teremos profissionais e uma comunidade mais qualificada”, contou.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-