04 janeiro 2018

Cultura: 7ª Mostra Canavial de Cinema divulgação programação

Com o tema "Saberes Ancestrais" mostra leva exibições, atividades de formação e reflexão sobre audiovisual a oito municípios da Zona da Mata Norte Pernambucana; programação gratuita acontece de 9 a 28 de janeiro

A 7ª Mostra Canavial de Cinema anuncia sua programação completa. De 9 a 28 de janeiro as cidades de Condado, Goiana, Glória do Goitá, Vicência, São Vicente Ferrer, Tracunhaém, Lagoa do Carro e Nazaré da Mata, todas da Zona da Mata Norte do Estado, vão receber a mostra, que tem o objetivo de levar cinema a lugares onde o acesso é limitado e pretende fomentar a discussão sobre a produção audiovisual dentro e fora de Pernambuco.

Com o tema Saberes Ancestrais , a curadoria desta edição dialoga com a chama das memórias e a conexão com as raízes do passado: aquelas que sustentam o presente e aponta em direção ao futuro. Com uma programação composta por 10 filmes nos programas Do Canavial Para o Mundo e Do Mundo para o Canavial , a 7ª MCC permite um passeio por diferentes saberes tradicionais guardados e transmitidos por mestras e mestres: dos saberes curandeiros da terra as manifestações populares, do ofício hereditário as lembranças ancestrais. A curadoria da 7ª Mostra Canavial de Cinema é da produtora e programadora de cinema Thay Limeira.

Serão 16 sessões oficiais, sessões especiais, encontros sobre produção audiovisual, oficinas, debates e apresentações artísticas. São mais de 24h de exibição de produções que buscam permitir uma conexão dos espectadores com suas origens, valores e identidade. A mostra faz um convite para olhar fundo na tela e ver a força das tradições vivas que resistiram ao dinamismo do tempo e que preservam sua memória no coração de suas gerações. Desta forma, a Mostra Canavial se conecta ao seu tempo e seu espaço e reafirma sua postura política.

7º Encontro do Arranjo Produtivo Local em Audiovisual - Realizado nos dias 13 e 14 de Janeiro na Pousada Atapuz – distrito de Goiana, a 7ª edição do Encontro do Arranjo Produtivo Local em Audiovisual conta com a roda de diálogo Zona da Mata e os Desafios Para Produção Audiovisual ; o bate-papo Distribuição de curtas-metragens com a produtora cultural e realizadora audiovisual Anna Andrade; sessões especiais Filmes made in Mata Norte e Pesado: Que Som É Esse que Vem de Pernambuco, além do debate Mulheres no audiovisual: reconstrução do saber com o coletivo Mulheres no Audiovisual PE (MAPE).

Sessão Especial Made in Mata Norte - A sessão especial Made in Mata Norte apresenta um recorte das últimas produções com “DNA” genuíno da Zona da Mata Norte Pernambucana. A produção audiovisual tem crescido na Zona da Mata do Estado, seja em conteúdo pensados para internet, vídeos institucionais ou cinema. No cinema, o curta-metragem tem sido o formato mais procurado pelos realizadores como expressão nas produções realizadas com recursos próprios ou com incentivo de editais públicos.

Oficina Rápida de Cinema Ligeiro - A 7ª edição da MCC contará com duas oficinas gratuitas de Formação Rápida de Cinema Ligeiro com a produtora e realizadora audiovisual Eva Jofilsan. Nos dias 11 e 12 de janeiro a oficina acontece em Atapuz e 27 e 28 de no Assentamento Camarazal em Nazaré da Mata. A proposta é produzir uma série de pequenos vídeos/vinhetas para a Mostra Canavial de Cinema, partindo da lógica da construção de uma ponte direta entre a ideia e a prática na produção audiovisual. As inscrições seguem abertas através do link goo.gl/iCayXA até a quinta (4) e o resultado será divulgado na sexta (5).

Histórico - Desde sua primeira edição, em 2011, a Mostra Canavial de Cinema vem provocando reflexões acerca da realidade da Zona da Mata Norte e se coloca a favor do empoderamento das populações locais dos signos de sua cultura, história e atualidade, através de exibições públicas gratuitas, debates e celebrações. Em 2012 lançou o Núcleo de Produção Engenho Digital – NPED que tem como proposta consolidar o arranjo produtivo local e fomentar o desenvolvimento de projetos em audiovisual na Mata Norte (cineclubes, mostras, seminários, projetos de formação e de conteúdo).

A 7ª edição da Mostra Canavial de Cinema é idealizada e coordenada pelo produtor e diretor de cinema Caio Dornelas, com incentivo do Funcultura / Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco e conta com apoio dos municípios que recebem a mostra.

MOSTRA OFICIAL

Programa 1 - DO CANAVIAL PARA O MUNDO
Iluminadas , de Gabi Saegesser, 14′
Ervas que curam , de André de Oliveira, 7'
S uassuna, a peleja do sonho com a injustiça , de Filipe Gontijo, 8'
Maracatu, Maracatus , de Marcelo Gomes, 14'
A s Sandálias de Lampião , de Adriana Yañez, 28'

Programa 2 – DO MUNDO PARA O CANAVIAL
O Corpo da Terra , de Julia Mariano, 24′
C asca de Baobá , de Mariana Luiza, 11'
Égun , de Adams Carvalho, 12'
Kaosnavial , de Marcelo Pedroso e Afonso Oliveira, 25'
Meninos e Reis , de Gabriela Romeu, 16' (SP)

SESSÕES ESPECIAIS
Sessão Especial - MADE IN MATA NORTE
Geisiely com Y , de Mery Lemos, 13'
Avesso Reverso , de Daivy Santos, 13'
Sessão Especial - MAPE
Mayara está Bem , de Juliana Lima, 8'
Mundo Real, Utopia Brasileira 2,5', direção coletiva
Sessão Especial
Pesado: Que Som É Esse que Vem de Pernambuco , de Leo Crivellare, 100'

SERVIÇO:
7ª Mostra Canavial de Cinema
Quando : de 9 a 28 de janeiro de 2018
Onde : Condado, Goiana, Glória do Goitá, Vicência, São Vicente Ferrer, Tracunhaém,
Lagoa do Carro e Nazaré da Mata
Gratuito
Confira a programação completa no site: mostracanavial.com.br

Assessoria
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-