11 janeiro 2016

Mata Norte: 5ª Mostra Canavial reflete a questão ecológica

De 12 a 31 de janeiro, oito municípios da Zona da Mata Norte recebem atividades de exibição, formação e reflexão em torno do tema “As Três Ecologias”

Sob o tema “As três ecologias”, a 5ª Mostra Canavial de Cinema anuncia a sua programação. De 12 a 31 de janeiro de 2016, o evento preparou atividades de exibição, formação e reflexão em oito cidades da Zona da Mata Norte pernambucana: Condado, Goiana, Tracunhaém, Carpina, Nazaré da Mata, Aliança, Timbaúba e São Vicente Ferrer. A programação é gratuita e pode ser acessada no site www.mostracanavial.com.br.
No texto “As três Ecologias” o pensador Félix Guatarri afirma que qualquer mudança significativa na sociedade só será possível a partir de uma reordenação social, ambiental e subjetivo. “A Mostra Canavial de Cinema compartilha esta visão”, diz Caio Dornelas, idealizador e coordenador do evento, “e a crença de que nas pequenas subversões surgirá a força motriz para uma guinada ao caminho de uma construção social possível, sustentável e de maior sensibilidade”.
Selecionados pelo crítico e pesquisador André Dib, treze filmes pretendem repercutir questões ecológicas, entre eles, o clássico “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado, curta brasileiro que figura na lista dos mais importantes e premiados de todos os tempos. Entre outros curtas, estão na seleção os trabalhos mais recentes de Kleber Mendonça Filho, César Cabral, Marcelo Mattos e Wallace Nogueira, Júlio Cavani, Rita Carelli, Leon Sampaio e Renata Claus.
Oficinas – Este ano as atividades formativas da Mostra Canavial de Cinema contam com três oficinas gratuitas: duas de formatação de projetos para audiovisual, ministrada pela coordenação de cinema da Secult / Fundarpe), e uma de realização audiovisual - Documentando, com Marlom Meirelles. Inscrições devem ser feitas no site do evento.
Seminários – O Encontro do Arranjo Produtivo Local em Audiovisual da Mata Norte ocorre desde a primeira edição Mostra Canavial de Cinema e tem sido um momento estratégico para região por proporcionar a renovação das articulações entre as “células audiovisuais” espalhadas em diversas cidades de região e também possibilitar o intercâmbio com realizadores de outras regiões do país. Nesta quinta edição, o encontro contará com rodas de conversa, workshop de formatação de projetos, sessões de cinema + debate, pocket show com Juliano Holanda e Lucas Mendonça, recital silêncio interrompido e palestra “Cinema de Guerrilha”, com Torquato Joel.
Histórico - Desde que nasceu, em 2011, a Mostra Canavial se propõe a refletir a realidade da Zona da Mata Norte. “É um projeto totalmente pensado para o público e os agentes transformadores da mata norte pernambucana.”, diz Caio Dornelas. “O que temos percebido neste percurso é o amadurecimento das relações do público com o conteúdo fílmico. O curta-metragem nacional deixou de ser algo encarado como novidade”.
A 5ª Mostra Canavial de Cinema é uma realização do Núcleo de Produção Engenho Digital, com o incentivo do Funcultura / Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco e apoio dos municípios que recebem o festival.

Serviço: 5ª Mostra Canavial de Cinema
Quando: de 12 a 31 de janeiro de 2016
Onde: Condado, Goiana, Tracunhaém, Carpina, Aliança, Nazaré da Mata, Timbaúba e São Vicente Ferrer
www.mostracanavial.com.br

Assessoria
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-