11 março 2015

Pernambuco: Assembleia homenageia presidente do Grupo Fiat Chrysler, Cledorvino Belini

O presidente do Grupo Fiat Chrysler na América Latina, Cledorvino Belini, recebeu, na noite desta terça (10), o Título de Cidadão de Pernambuco em Reunião Solene na Assembleia Legislativa. A homenagem foi solicitada pelo deputado Aluísio Lessa, atual presidente do PSB em Goiana, que ressaltou os esforços do ex-governador Eduardo Campos e do ex-presidente Lula para a concretização dos investimentos da Fiat em Pernambuco.

Um projeto com investimentos superiores a R$ 7 bilhões arquitetado nos bastidores do governo federal e estadual, comandado pelo então governador Eduardo Campos, tinha também um defensor do desenvolvimento industrial do Nordeste: o presidente da Fiat na América Latina – hoje Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Cledorvino Belini, há 11 anos no comando da montadora. Ele é formado em administração de empresas pela universidade Mackenzie e cursou a pós-graduação em finanças no curso de mestrado na USP. Possui MBA pelo FDC/Insead, em 2002.
Inicialmente prevista para o Complexo Industrial e Portuário de Suape, a mudança para Goiana também agradou o executivo. Belini gostou da proposta e aprovou com a sede do grupo na Itália, o novo CEP. No cotidiano ele sempre é muito rápido, afirmam seus assessores, que destacam duas qualidades: a paciência e a humildade. “O polo automotivo que se inicia, certamente receberá ainda mais investimentos em setores diversificados que vão criar uma nova configuração industrial no estado”.

O presidente da Casa, deputado Guilherme Uchoa, do PDT, afirmou que Belini contribuiu para o desenvolvimento econômico local, possibilitando a inserção do Estado na indústria automobilística. Ele destacou a inauguração da nova planta industrial da Jeep, do Grupo Fiat, na cidade de Goiana, no próximo dia 28 de abril, ressaltando a importância do empreendimento para a geração de empregos e fomento da economia. Uchoa ainda destacou a trajetória do homenageado.

Entre empregos diretos e indiretos a fábrica instalada em Goiana, na Zona da Mata Norte, vai gerar mais de 47,5 mil desde a fase de implantação até o pico da produção. Detalhe, 80% desse montante devem ser vagas ocupadas por pernambucanos. “Esta é uma data muito especial para Pernambuco. Concedemos o título de cidadão pernambucano ao empresário que trouxe para o Nordeste a primeira empresa automobilística. A planta de Goiana é considerada a mais moderna do grupo em todo mundo. A unidade pernambucana já iniciou a produção do Jeep e inicialmente será o único veículo produzido. “, ressaltou o deputado Guilherme Uchôa, que presidia a mesa.
Paulistano nascido em 3 de maio de 1949, meio mineiro de coração, filho de uma costureira e de um instrutor de ônibus, Cledorvino iniciou a vida profissional aos 13 anos, como office-boy. Atento às atividades do escritório, Belini foi transferido para o setor de organização e sistemas da empresa, onde iniciou a carreira de sucesso, ocupando, desde 2004, a presidência de um dos maiores grupos empresariais do mundo. Belini é o primeiro brasileiro a dirigir o grupo FCA.

O homenageado se disse grato pelo título concedido, afirmando que as ações e pensamentos adotados por ele estão em consonância com o espírito do povo pernambucano, que considera batalhador, criativo, generoso e acolhedor. Belini também ressaltou aspectos da cultura local e afirmou estar orgulhoso e satisfeito por fazer parte do esforço de industrialização de Pernambuco.
Em seu discurso de agradecimento, após receber o título, um caboclo de lança produzido por um artesão de Tracunhaém e catálogo de peças da Casa Joaquim Nabuco, Belini destacou a história de Pernambuco e seu desenvolvimento econômico. “Hoje, os eixos de desenvolvimento econômico e social são múltiplos e recolocam Pernambuco em evidência. O estado vive um processo florescente de reindustrialização. Não se trata de uma obra do acaso, mas resultado de um planejamento meticulosamente elaborado e executado”, disse.

Estavam presentes a Embaixadora da Eslovênia no Brasil, Milena Smith, o prefeito de Goiana, Fred Gadêlha, o secretário de desenvolvimento econômico de Pernambuco, Thiago Norões, representando o governador Paulo Câmara na ocasião,  cônsul da Itália no Recife, Angelo Maria Biccire, Roberto Baraldi, do grupo Fiat, os deputados Simone Santana e Miguel Coelho, entre tantos outros.

Com informações da Assessoria
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-