18 julho 2014

Desenvolvimento Social: Ações de cidadania e direitos humanos sensibilizam população da Mata Norte

Os municípios foram contemplados com mutirão de documentos, oficinas de combate a violência com o idoso, o público LGBT, seminários, exposições. Tudo dentro da programação das Semanas de Direitos Humanos.

A população da Mata Norte recebeu uma verdadeira caravana de cidadania e sensibilização que envolveu 3.452 pessoas. A Semana de Direitos Humanos, que contemplou todos os municípios da região, e principalmente Timbaúba, Ferreiros, Vicência, Condado, Goiana, Buenos Aires, Nazaré da Mata, Carpina, Lagoa do Carro e Lagoa de Itaenga.

O evento já beneficiou, este ano, 08 regiões do estado, sendo promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos.

Entre as atividades, destacou-se a Feira de Cidadania, um espaço para: documentação gratuita, com 2 vias de Certidão de Nascimento e Casamento, Carteira de Trabalho e foto, por meio do Programa Balcão de  Direitos; orientação sobre cadastro único no CRAS e CREAS; vacinação, aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia; além de serviços de beleza.

O Balcão de Direitos também levou documentação durante o evento para três cidades da Mata Norte: Lagoa de Itaenga, Buenos Aires e Carpina emitindo 899 documentos.

Na reunião com a sociedade civil, outra atividade da semana, lideranças comunitárias, gestores e a população apresentaram demandas de violação, entre elas: violência contra a mulher,  contra LGBT, crianças e adolescentes, para atendimento ou encaminhamento a outras secretarias.

Outro espaço também utilizado por gestores municipais e moradores foi o Seminário Regional: Direitos Humanos e Democracia. Na ocasião os participantes trocaram experiências sobre políticas públicas e ampliaram a integração estado e município.

No evento foram realizados ainda: Notificação de Violência contra a Pessoa Idosa, Oficina de Saúde e Educação para a população LGBT, Atendimentos a Vítimas de Violência; e exposição para marcar os 50 anos do Golpe Militar no Brasil com o tema “Anistia e Democracia: para que  não se esqueça, para que nunca mais aconteça”. A mostra traz memórias de um período de repressão e ao mesmo tempo de construção da Democracia.

Até agora as Semanas de Direitos Humanos contemplaram 15.289 pessoas em 08 regiões do estado. Nas atividades também são reforçados os serviços para esclarecimentos e denúncias de violações. O Disque 100 e a Ouvidoria de Direitos Humanos 0800 0814421.

Assessoria
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-