22 abril 2014

Saúde: Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta terça-feira

Em Pernambuco, mais de dois milhões de doses serão disponibilizadas em postos e unidades de saúde até 9 de maio

O Governo de Pernambuco pretende imunizar mais de dois milhões de pessoas contra a gripe, a partir desta terça-feira (22). A ação faz parte da 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus da Influenza. Crianças de 6 meses a menos de 5 anos, idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas aldeados, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, funcionários dos sistema prisional, portadores de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais fazem parte do público-alvo deste ano. Com o tema “Vacinação contra a gripe: você não pode faltar”, a campanha segue até o dia 9 de maio.

No Recife, a Secretaria de Saúde anunciou que serão disponibilizadas 260 mil doses da imunização. A expectativa da gestão municipal é de que, pelo menos, 220 mil pessoas sejam vacinadas até o término da campanha 2014. O secretário de Saúde da Capital pernambucana, Jailson Correia, ressaltou que algumas crianças receberão a vacina duas vezes. “É importante lembrar que a imunização é realizada em duas doses para as crianças que estão tomando a vacina pela primeira vez, com um intervalo de trinta dias entre as aplicações”, destacou o gestor.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização na Cidade, Elizabeth Azoubel, comentou que o início da campanha coincide com a abertura do ciclo chuvoso, o que classificou como um fator importante. “É interessante fazer a prevenção dois meses antes do inverno, porque quando chegar a junho, essas pessoas vão estar com o nível alto de imunidade. E é durante o inverno que se contrai mais facilmente o vírus”, esclareceu.

O intuito da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe é “reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza”. As doses estarão disponíveis em todos os postos e unidades de saúde do Estado. Os trabalhos pretendem imunizar a população contra três tipos diferentes do vírus Influenza, incluindo o H1N1.

Mais de 10 mil pontos, entre unidades de saúde e postos volantes, estarão preparados para distribuir as vacinas em Pernambuco. Conforme o Ministério da Saúde (MS), pessoas com alergia a ovo e hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina não poderão receber as aplicações. O MS marcou o próximo sábado como o Dia D da campanha.

Influenza

O Ministério da Saúde explicou que a doença “trata-se de uma infecção viral que afeta o sistema respiratório. O contágio ocorre pelo ar ou após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, que podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz”.

FolhaPE
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-