09 outubro 2013

Celpe: Beneficiados pelo Minha Casa Minha Vida poderão trocar geladeiras velhas por novas

As famílias beneficiadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida no município de Timbaúba, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, terão a oportunidade de trocar geladeiras antigas por novas em mais uma ação da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). Desta terça (08) até a quinta-feira (10), das 8h às 16h, a concessionária estará promovendo o cadastramento, a troca de geladeiras e a doação de lâmpadas, pelo Projeto Nova Geladeira, que integra o Programa de Eficiência Energética da Aneel.

Ao todo, serão disponibilizados 472 refrigeradores e aproximadamente 2 mil lâmpadas econômicas para doação aos titulares dos imóveis do Residencial Antônio Carlos Pessoa de Melo. As inscrições serão realizadas no pátio interno do habitacional, no bairro Santa Luzia. No local também serão ministradas palestras sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica.

Para ser contemplado, o titular da moradia deve atender aos demais critérios do programa e apresentar identidade, CPF, consumo médio de 80kWh/mês e última conta paga. Caso a documentação esteja correta, o cliente receberá uma nova geladeira, com o Selo Procel de economia. A entrega será feita na quinta-feira (10), das 10h às 14h, no mesmo local das inscrições. Cada unidade residencial contemplada receberá quatro lâmpadas eficientes. Os clientes que não preencham os critérios para troca da geladeira, podem se inscrever para receber as lâmpadas.

Parceria
A ação no município faz parte de um convênio celebrado entre a concessionária e a Caixa Econômica Federal. Por meio da parceria, os beneficiados pelo projeto Minha Casa Minha Vida são previamente cadastrados na Tarifa Social, antes mesmo de receberem as unidades habitacionais. Sendo assim, eles se mudam para o imóvel já com o benefício, que concede até 65% de desconto na conta de energia. Em seguida, a concessionária agenda uma visita para efetuar a inscrição dos interessados em participar do Projeto Nova Geladeira.

Por se tratar de uma ação de eficiência energética, os moradores que receberem o novo equipamento devem entregar o antigo para que a concessionária possa fazer o descarte adequado. Todo o material recolhido é enviado para uma empresa que realiza a manufatura reversa, onde o gás é retirado e as peças são recicladas, evitando o impacto no meio ambiente.

Com a celebração do convênio, a expectativa é que mais de duas mil famílias sejam contempladas com refrigeradores eficientes em Pernambuco. Estudos apontam que a mudança do equipamento antigo por um novo pode reduzir em até 70% o consumo de uma família, o que contribui para uma melhor qualidade de vida das pessoas.

DiárioPE
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-