13 agosto 2013

Religião: Multidão acompanha procissão de São Lourenço no carrego da lenha

Numa homenagem ao padroeiro de Povoação de São Lourenço, na manhã deste sábado (10) uma multidão participou do tradicional Carrego da Lenha. Acompanhados por uma orquestra ritmada pelo coco de roda, dançando e cantando pelas ruas da comunidade, os fiéis seguiram a procissão e como pede a tradição, carregando galhos secos,  com a bandeira do padroeiro, a procissão finalizou em frente da Igreja Matriz, onde toda a lenha foi depositada.

Foram os jesuítas que construíram esta Igreja a qual foi tombada pelo Patrimônio Histórico de Pernambuco em 1994. A razão do tombamento está em ser a Igreja de são Lourenço o mais antigo templo erguido pelos jesuítas no Brasil, sendo a sua existência mencionada no  início da segunda metade do século XVI. Em seguida ouve uma missa celebrada pelo Bispo Diocesano de Nazaré da Mata, Dom Severino.  Durante oito dias ao fim dos festejos, será realizada a queima da fogueira. Conta a história que a queima da lenha simboliza o momento de aflição em que o mártir, sem esboçar reação,  foi queimado vivo. E enquanto era consumido pelas chamas, até seu último suspiro, São Lourenço louvou a Deus.

Com estrutura montada, começou na sexta-feira (09), as noites sempre animadas com atrações. Na programação do sábado (10), as apresentações ficaram por conta de Kelvis Duran, Banda Arrecifes, Forró dos Errados e Banda da Loirinha.
Secom Goiana
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-