01 julho 2013

Economia: Fiat planeja fabricar no Brasil utilitário e sedã que pode resgatar nome Tempra

Modelos são cotados para serem produzidos na unidade em construção em Goiana (PE)

O ano de 2014 promete ser de grandes movimentações na Fiat do Brasil. Em segredo, a montadora prepara veículos inéditos para enfrentar a concorrência crescente. Um deles é um hatch subcompacto para substituir o Mille, com oferta na faixa dos R$ 25 mil. No outro extremo estão dois veículos, um utilitário e um sedã médios, que fortalecerão a marca italiana em segmentos onde sua atuação hoje é mais discreta. As informações foram comentadas no Salão de Buenos Aires, que encerrou hoje (30).

Esses dois veículos marcarão a inauguração da fábrica de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. A unidade já está em construção e seu lançamento está pré-marcado para o fim de 2014, com início de produção no comecinho de 2015. Lá serão fabricados o utilitário que substituirá o Freemont, versão Fiat do Dodge Journey. A dupla atualmente é importada do México. O modelo, porém, deve ser menor.

Tempra deve renascer
O outro modelo é um sedã médio provavelmente feito sobre a plataforma do novo Dodge Dart, lançado em 2012 nos Estados Unidos. E mais: cogita-se ressuscitar o nome Tempra, sedã médio de maior sucesso da montadora no País, nos anos 90. A solução pegaria carona na moda “retrô”, espalhada por diversos segmentos de mercado e que busca resgatar algo que marcou no passado.
O utilitário também pode seguir a tendência. A Fiat guarda o projeto a “sete chaves”, mas especula-se há algum tempo que o modelo será a versão crossover do pequeno Cinquecento. O 500X, como já sugere a imprensa especializada há algum tempo, deve mirar o segmento de jipinhos urbanos, liderado por Ford EcoSport e Renault Duster e que terá, até 2014, Chevrolet Tracker e Peugeot 2008.

E os planos da Fiat não param por aí. A montadora pretende fabricar entre 200 mil e 250 mil veículos na fábrica de Goiana. Como a dupla não fecharia essa “conta”, existe a possibilidade de a montadora produzir outros dois modelos da Chrysler, um da Jeep, outro da Dodge, ambos feitos sobre a plataforma que servirá ao sedã e ao utilitário. Cogitam-se o renascimento do Dart e a nova geração do jipinho Compass.

Fonte: R7
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-