01 julho 2013

Denúncia: Secretaria de Saúde de Goiana demite médico e provoca revolta em pacientes

A demissão de um médico em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS), em Goiana, Mata Norte de Pernambuco, provocou revolta a vários pacientes e usuários do sistema de Saúde da cidade. Pacientes da UBS, antigo PSF (Posto de Saúde da Família) do Barro Vermelho, denunciaram a demissão de um médico da unidade, durante o atendimento ocorrido, nesta sexta-feira (28).

Uma ouvinte da emissora Rádio Goiana Fm -89,7Mhz- denunciou o caso, "Ele estava atendendo uma paciente quando recebeu uma ligação em seu celular. Antes de sair, ele nos informou que havia recebido o comunicado da Secretaria de Saúde que não deveria continuar o atendimento, pois havia sido demitido naquele instante. E agora, como nós ficamos sem o atendimento que havíamos agendado. E também sem um médico?", denunciou a paciente.

Após ser demitido, o Clínico Geral Anuar seguiu até a Goiana Fm, para explicar o motivo de seu afastamento repentino do local do trabalho, "Quero deixar bem claro à todos os pacientes e amigos de Goiana, que fui injustamente demitido durante um atendimento na manhã desta sexta-feira (28), onde atuava no PSF do Barro Vermelho. Mesmo enquanto atendia uma paciente, recebi uma ligação da Secretaria de Saúde de Goiana exigindo que parasse o atendimento e saísse da unidade imediatamente, pois eu havia sido demitido", afirmou. Anuar ainda criticou a arbitrária e irresponsável atuação da Secretaria e pediu que a Promotoria de Justiça iniciasse uma investigação urgente, "Acho um verdadeiro absurdo o que a Secretaria de Saúde vem exigindo de alguns profissionais no município. Recentemente, neguei participar de uma cirurgia, pois os meus instrumentos de trabalho não estavam devidamente esterilizados. Eles queriam que eu fizesse a cirurgia com o material sujo. Isso não existe, não é ético, é desrespeitoso, desumano e imoral com a vida do paciente. Peço que o Ministério Público inicie uma investigação urgente à Prefeitura, em especial, à Secretaria de Saúde. É muito dinheiro envolvido, mas falam que não tem, que só há problemas da última gestão, isso é mentira. A população vem sofrendo até com a falta de anti-inflamatório na farmácia da Prefeitura", criticou.

"Após a minha negativa em realizar esta cirurgia, iniciaram as perseguições  Eles [Secretaria] queriam reduzir minha carga horária para que eu pedisse demissão. Tenho compromisso e responsabilidade com meus pacientes, caso eu não estivesse interessado em trabalho com o povo, quando minha equipe foi assaltada, e inclusive, tive bens roubados, incluindo meu par de tênis, eu poderia ter pedido licença, transferência ou até mesmo não retornado ao local de trabalho, mas eu sei da importância do meu trabalho para aquela comunidade e pacientes. E continuei lá, trabalhando na mesma unidade e da mesma forma", complementou.

Durante a entrevista na emissora, vários pacientes participaram da programação e comentaram ao vivo sobre a atuação e competência do médico, "Já fui atendida por Anuar e percebi a importante atuação desse profissional que realiza uma belíssima prestação de serviços à toda comunidade. Enquanto estamos precisando de médicos que realmente façam o que gostam e atuem de uma forma responsável e competente, Goiana demite mais um excelente profissional", comentou a moradora de Carne de Vaca, Josefa Dias.

Outra ouvinte falou que presenciou o ocorrido e criticou a forma que tudo transcorreu, "Estava com minha mãe pra ser atendida e me deparo com uma situação absurda e desrespeitosa dessas. Será que assim que o atual governo quer melhorar a saúde de Goiana? É revoltante saber que ao invés de melhorar, as coisas só pioram. Apenas os funcionários da Prefeitura falam que as coisas estão perfeitas, porque o resto da população vem percebendo que tudo só faz piorar. Se o município não oferece um serviço de qualidade, ao menos permaneça com os poucos profissionais que fazem um maravilhoso trabalho. Infelizmente essa não é a visão de nossos governantes", criticou a paciente Rejane da Silva.

Diante da polêmica, o Assessor Técnico Especial, Ricardo Sousa, comentou que o profissional não quis se adequar à carga horária oferecida pela Prefeitura, "conversamos com o Anuar e informamos que sua carga horária deixaria de ser itinerante, para começar a trabalhar fixo em uma Unidade de Saúde, mas ele falou que não seria viável", disse.

Anuar rebateu as críticas da Secretaria e falou que o município não preza pelos servidores que possui e que não parece interessado em contratar profissionais de saúde, "Com a minha demissão a Prefeitura de Goiana deixa claro que não preza pelos servidores que possui. A Prefeitura alega que não aparecem médicos para contratar e que faltam profissionais no mercado de trabalho. Será isso mesmo ou a Prefeitura quer apenas profissionais que levantem apenas seus interesses políticos, desrespeitando a população?, finalizou.

Anuar ainda realizava pequenas cirurgias na Policlínica Nossa Senhora da Vitória.

Enquanto isso, a Unidade Básica de Saúde do Barro Vermelho permanecerá sem atendimento médico.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-