24 janeiro 2013

Marketing e Propaganda: Importância do Logotipo para uma empresa por Elthon Taurino

Olá a todos que acessam o Blog do Anderson Pereira, meu nome é Elthon Taurino e estarei comandando a coluna do blog sobre Marketing e Propaganda. Mostrando casos, dicas e experiências desta área primordial para a existência de uma empresa. Também estaremos abertos para perguntas feitas pelos internautas através do Facebook.

Antes de qualquer coisa, gostaria de me apresentar: Sou publicitário, graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, Diretor Geral e de Criação da agência Taurino Comunicação, Assessor de Comunicação em projetos culturais e músico nas horas vagas.

E como post inicial, vamos falar da “Importância do Logotipo para uma empresa”.

O logotipo (popularmente conhecido como logomarca) é a tradução visual do que a sua empresa representa. Uma logo bem feita comunica os atributos mais importantes da empresa em formas, gerando o reconhecimento do mesmo pelo público. A presença de uma logo bem elaborada no mercado faz o produto se destacar entre os seus concorrentes, mostrando confiança e profissionalismo no meio.

Mas para que as pessoas reconheçam com facilidade a subjetividade do conceito passado no logotipo, tudo é pensado cuidadosamente, onde todos os elementos tem um significado.

O ícone feito, a fonte escolhida, a combinação das cores, a forma utilizada e a finalização do designer, que com toda a sua qualidade técnica irá somar todos os elementos ao seu acabamento estético, com o objetivo de mostrar um logotipo bonito, atraente e eficiente.

Infelizmente, muitos novos proprietários de pequenas empresas (e antigos também) adiam a criação de um logotipo feito de forma profissional, colocando como empecilho o baixo fluxo de caixa, poucos clientes, gastos mensais e outras desculpas mais, esperando possuir um renda maior para realizar o investimento.  Porém eles esquecem que clientes em potencial podem fazer o contato inicial através de um cartão de visita. Qual a imagem que esse cliente em potencial vai ter de uma empresa que tem um cartão de visita sem um logotipo, sem uma identidade visual que lembre a marca? Com certeza será de uma empresa que não tem preocupação pela imagem do seu negócio. E ainda tem aqueles que com o intuito de economizar, optam em fazer o seu próprio logotipo e também todo o seu material de marketing, negando procurar profissionais que trabalham na área. O resultado pode ser algo que possa prejudicar a empresa, expondo de uma forma errônea, acarretando dificuldades para alcançar o sucesso.

Hoje a verdade é uma só: “Você é o que mostra ser.”.  Se você tem uma marca feita de forma amadora, irá passar amadorismo. Se você tem uma marca feita de forma profissional, irá passar profissionalismo. A questão não é encarar o marketing como algo a mais na empresa, e sim, como algo primordial que será responsável por atrair e fidelizar clientes. Não encare como um gasto, e sim como um investimento que em curto prazo irá trazer frutos.

Abaixo, algumas marcas feitas pela Taurino Comunicação:
Elthon Taurino é Publicitário, graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, Diretor Geral e de Criação da agência Taurino Comunicação.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-