22 novembro 2012

Meio Ambiente: Resex Acaú-Goiana realiza seminário de pesquisa

A Reserva Extrativista (Resex) Acaú-Goiana, que fica no litoral entre Paraíba  e Pernambuco, está realizando desde ontem (22) e segue até hoje (23), das 9h às 17h, na sede da Agência de Desenvolvimento de Goiana (PE), seminário de pesquisa com a participação de especialistas e membros do conselho deliberativo da unidade de conservação (UC), administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O objetivo é divulgar e discutir trabalhos concluídos ou em desenvolvimento sobre a Resex, de forma a promover a interação entre diferentes instituições e grupos de pesquisa atuantes na área e identificar aspectos importantes para o processo de gestão da UC, em especial a elaboração do plano de manejo. Além disso, o seminário vai avaliar  a necessidade de se organizar um acervo bibliográfico sobre a região da reserva.

Entre as pesquisas que serão apresentadas no seminário, estão trabalhos desenvolvidos por organizações como o Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Nordeste (Cepene), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Caaporã (PB) e Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

Os estudos tratam desde questões naturais, como a evolução sedimentológica do sistema estuarino Goiana-Megaó e a ecologia dos ecossistemas aquáticos rio, estuário e mar, até aspectos socioeconômicos que caracterizam as populações da reserva, como as práticas de atividade marisqueira e pesca artesanal.
A Resex
A Resex Acaú-Goiana foi criada pelo Decreto Presidencial de 26 de setembro de 2007. Ocupa área de 6.678 hectares, na divisa dos estados da Paraíba e Pernambuco, e tem como objetivo principal proteger os meios de vida e garantir a utilização e a conservação dos recursos naturais renováveis tradicionalmente utilizados pela população extrativista das comunidades de Carne de Vaca, Povoação de São Lourenço, Tejucupapo, Baldo do Rio Goiana, Caaporã e Acaú e demais comunidades de sua área de abrangência.

ICMBio
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-