15 novembro 2012

Economia: Belgas virão a Goiana em 2013. Complexo com oito mil casas e dois hotéis está chamando atenção dos estrangeiros

Objetivo da missão é fechar parcerias entre nordestinos e estrangeiros

LEUVEN (BÉLGICA) - Uma missão de empresários belgas deve visitar Pernambuco em junho de 2013. Os executivos querem conhecer de perto os avanços em três áreas: fruticultura, infraestrutura e construção civil. A proposta é que os integrantes da missão também participem de encontros no Ceará. O objetivo é fechar parcerias entre empresários estrangeiros e nordestinos com foco, principalmente, na transferência de tecnologia, hoje uma referência da Bélgica.

“Eles têm tecnologia e queremos parcerias para tocar as nossas demandas. Nosso objetivo é levar a tecnologia utilizada pelos empresários belgas para os projetos pernambucanos“, afirmou o presidente da Fecomércio-PE, Josias Albuquerque. No que diz respeito à construção civil, dois projetos chamam a atenção dos estrangeiros. O primeiro é o complexo com oito mil casas e dois hotéis, que será construído em Goiana, Zona da Mata Norte do Estado. Outro empreendimento apresentado foi a da cidade planejada de Camaragibe.

O anúncio foi realizado, na terça(13), após uma reunião na Casa Provicial de Leuven, na Bélgica, onde estiveram presentes o presidente do Ministerio da Economia do distrito de Leuven, Jean Marc Delporte, o governador da província de Vlaams Brabant, Lode De Witte, o presidente da Fecomércio/PE, Josias Albuquer­que, o presidente da Federação da Agricultura de Pernambuco, Pio Guerra, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, Romario Dias, e os deputados federais, Jorge Corte Real e Laercio Oliveira.

De acordo com o presidente do Ministério da Economia do distrito de Leuven, Jean Marc Delporte, Brasil e Bélgica têm interesses mútuos. “A co­operação entre os dois países já existe mas queremos intensificar as parcerias e abrir novas portas. Hoje, somos par­ceiros em grandes projetos do setor portuário brasileiro, por exemplo, mas temos outras ideias para o Brasil”, ressaltou.

Segundo Delporte, a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olimpícos de 2016 pode ser o mote da atração de novos investimentos para o Brasil e, especificamente, para Pernambuco. “A crise econômica ainda assombra os países europeus. É por isso que a cooperação entre os países estrangeiros é muito importante. As parcerias precisam ser mantidas e o Brasil é peça-chave nesse sentido”, enfatizou.

INVESTIMENTOS
O presidente do Sistema Fecomércio-PE, Sesc e Senac, Josias Albuquerque, espera inaugurar, em março, a nova unidade pernambucana do Sesc, que está sendo construída em Goiana, Zona da Mata Norte do Estado. A unidade receberá um investimento de R$ 25 milhões e também contará com a formação técnica do Senac. O local terá capacidade para atender mil alunos. Outro projeto que começa a sair do papel é a construção de um hotel com 220 apartamentos em Sirinhaém. As obras de terraplenagem já tiveram início e o empreendimento deve ficar pronto em 2014. O orçamento é de R$ 28 milhões.

* A colunista viajou a convite da Fecomércio-PE

FolhaPE
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-