23 maio 2012

Educação: Programa Ganhe o Mundo do Governo do Estado contempla 7 estudantes de Goiana para intercâmbio cultural

Estudantes foram escolhidos através do Programa Ganhe o Mundo

Sete estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio Augusto Gondim-EREMAG, localizada no município de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, foram contemplados para participarem de um intercâmbio nos países da América do Norte, Estados Unidos e Canadá, através do Programa Ganhe o Mundo, do Governo do Estado de Pernambuco. Atualmente 120 estudantes da EREMAG fazem parte do curso de inglês oferecido pelo Estado, mas destes, sete foram contemplados para viajarem ao exterior.

A Secretaria Estadual de Educação anunciou que mil estudantes da rede pública do Estado foram selecionados para participar deste processo. A iniciativa, que é pioneira no Brasil, faz parte do programa Ganhe o Mundo, que entre os meses de agosto e setembro deste ano enviará, nesta primeira etapa, 700 alunos para os Estados Unidos e o Canadá, no intuito de estudarem em escolas públicas internacionais. De acordo com o secretário Anderson Gomes, os outros 300 estudantes viajarão em janeiro de 2013 para a Nova Zelândia e Austrália.

No total, 24 mil alunos participam do curso patrocinado pelo Estado desde novembro de 2011. Deste número, quatro mil candidataram-se à viagem ao exterior. No entanto, apenas mil serão contemplados e passarão seis meses longe de casa, com todas as despesas pagas pelo Estado. Além disso, os escolhidos receberão uma bolsa-auxílio no valor de US$ 300 (em torno de R$ 550) e seguro saúde.

Os jovens, que estão cursando o 2º ano do Ensino Médio, ficarão hospedados em residências de famílias americanas e canadenses que já têm experiência com intercâmbios.

O secretário da pasta, Anderson Gomes explicou que o programa Ganhe o Mundo é dividido em três etapas. “Primeiro, alunos de 134 municípios de Pernambuco participam de um curso intensivo de línguas estrangeiras, inglês e espanhol. O intercâmbio já é um segundo momento. E por fim, professores americanos virão ao Estado para capacitar nossos professores”, esclareceu.

Gomes revelou que uma equipe da Secretaria irá monitorar daqui do estado e outra acompanhará os jovens fora do País. “Também temos a Internet para estar sempre em contato com eles, inclusive, os pais. Como viajarão em agosto e setembro, já poderão levar os notebooks que o Estado vai doar aos alunos do ensino público”, frisou o secretário. O gestor ainda alertou os estudantes para a importância dessa troca de experiência. “Estamos olhando o além. Esses alunos serão multiplicadores dessa vivência. Quando retornarem poderão estimular outros jovens, com a consciência que são os pioneiros”, pontuou.

O diretor da unidade Isidoro Neto afirmou que o Governador Eduardo Campos tem uma grande preocupação com a educação de Pernambuco, e por isso, pioneiramente criou o Programa para inovar o ensino público no Estado, "O Governador Eduardo Campos sempre teve a preocupação de inovar o ensino de Pernambuco, e uma das novidades, não é apenas a inclusão de um segundo idioma, nesse caso o inglês, mas a oportunidade que eles terão, através do intercâmbio, do acesso ao modo de vida, costumes e a cultura destes países. Com certeza, isso terá um impacto positivo e inigualavél na vida destes estudantes", disse.

Os contemplados, Larissa Aparecida da Silva, Levir Samuel da Silva, Heleno da Silva Bonfim Júnior, Luiz Henrique Gomes da Silva, Paulo José do Nascimento, Vitória Rodrigues Quirino viajarão para o Estados Unidos e o Brendo Silva de Carvalho irá para o Canadá. Enquanto a data para a viagem não é publicada pelo Governo do Estado, os alunos continuam tendo aulas de conversação com as professoras Fabrícia Machado e Lidia Santos.

Para os estudantes Larissa Aparecida e Brendo Carvalho, dois dos selecionados para a viagem, a oportunidade é única. O intercâmbio terá um impacto significativo em suas vidas pessoais e principalmente profissionais, haja vista, o aprendizado adquirido terá um grande reflexo nas possibilidades no mercado de trabalho brasileiro. “Estamos anciosos para aprendermos e absorvemos a cultura de outro país. Afinal, estaremos numa possibilidade única de tão cedo nos inserirmos numa educação tão desenvolvida feito a dos Estados Unidos e Canadá", consideraram.

Com informações do Governo do Estado de Pernambuco
Confira as imagens abaixo:
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-