08 março 2012

Política: Aluísio Lessa retira candidatura em Goiana

Deputado havia trocado o domicílio eleitoral para entrar na disputa, mas abre espaço para o vereador Carlos de Joca

Com mudança de domicílio eleitoral realizada em 2011 e a pré-candidatura ensaiada sob a orientação do governador e líder do PSB, Eduardo Campos, o deputado estadual Aluísio Lessa saiu da disputa pela indicação do partido à Prefeitura de Goiana, maior cidade da Mata Norte do Estado. Levado ao município para dar musculatura ao partido, o deputado – natural de Palmares, na Mata Sul –, anunciou, nesta quarta (7), a desistência de concorrer, abrindo o caminho para o vereador do PSB e histórico socialista no município, Carlos de Joca.

A retirada da pré-candidatura ocorre após, internamente, o próprio governador sinalizar a sua preferência pelo vereador goianense. Diplomático, Lessa afirmou que o vereador tinha a precedência para a disputa pelo PSB, em razão de sua fidelidade ao partido, e que seu nome foi uma estratégia para estabelecer a hegemonia do PSB, na cidade, entre os aliados da Frente Popular.

“Meu nome foi colocado como um fato novo, num momento novo para Goiana. Minha transferência de domicílio eleitoral foi para ratificar que, em Goiana, a prevalência é do PSB”, justificou a saída.

Eleitor de Eduardo Campos desde 1990, o vereador Carlos de Joca, segundo Aluísio Lessa, contribuiu também para a sua eleição à Assembleia Legislativa, onde exerce o primeiro mandato. “Sempre foi um sonho de Carlos de Joca ser prefeito de Goiana. Ele me apoiou para deputado, eu não iria agora desestimular um sonho dele”, complementou.

Município que ganha perspectiva de diversidade econômica com a instalação da fábrica da Fiat Automóveis e da Hemobras (estatal de hemoderivados), as novas potencialidades despertaram o interesse do PSB e do PTB pela hegemonia. Há dois mandatos, a cidade é gerida por Henrique Fenelon, do PCdoB. Todos da Frente Popular. Com 75 mil habitantes (IBGE, 2011), e um PIB estimado de R$ 630 milhões (IBGE, 2009), Goiana fica a 62 quilômetros do Recife.

Por Ayrton Maciel
Jornal do Commercio
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-