01 fevereiro 2012

Construcap intensificará contratação de trabalhadores em Goiana


Após reunião convocada pela Agência de Desenvolvimento de Goiana, solicitada conjuntamente com os vereadores goianenses, ocorrida na tarde de hoje (31/01), no auditório da AD Goiana, representantes da Construcap, empresa responsável pelas obras de terraplenagem da fábrica da Fiat no município, deram explicações sobre a contratação dos 150 trabalhadores que estão em atividade desde o início dos serviços (que ocorreu no último dia 10/01) e que segundo informações teriam sido contratados, em sua maioria, vindos de outras localidades, em detrimento da mão de obra local e da região.

Na ocasião, os parlamentares fizeram explanação das informações de contratação de trabalhadores de outros lugares e obtiveram as devidas explicações dos funcionários da empresa paulista. Os gerentes administrativo e de contratos da Construcap, Luís Antonio e Maurício Pacheco, respectivamente, foram uníssonos na afirmação de que a empresa pretende intensificar a contratação de trabalhadores da cidade. “Queremos priorizar a contratação de pessoas de Goiana. O custo inclusive é maior para a gente trazer gente de fora”, destacou Pacheco. Quanto à exigência de no mínimo seis meses de experiência na função para os candidatos a trabalhar na obra, eles frisaram que é uma exigência da legislação trabalhista.

Também informaram que a contratação de considerável parcela de trabalhadores de fora ocorreu porque a empresa prioriza certa experiência para motoristas de caminhão e operadores de máquinas pesadas - profissionais que foram contratados de início-, que passam experiência para os menos experientes, o que é praxe em qualquer empresa. Mas que serão contratados mais 250 trabalhadores, entre serventes de obras, carpinteiros, armadores e pedreiros.

O presidente da AD Goiana, Rodrigo Augusto, agradeceu a presença dos funcionários da Construcap e destacou a importância do encontro. “Agradeço a presença de vocês e quero dizer que a preocupação da Agência, bem como dos vereadores, do prefeito Henrique Fenelon, é que primeiramente seja priorizado o aproveitamento de mão de obra de Goiana, tanto da sede como dos distritos. Para isso nós estamos atentos e contamos com a atenção de vocês da Construcap”, enfatizou. 

Após a reunião ficou decidido que a AD Goiana passará a intermediar a contratação de mão de obra para trabalhar na terraplenagem. Segundo Luís Antonio, a previsão é que na próxima segunda-feira a empresa esteja enviando a necessidade da demanda de mão de obra da empresa para as próximas etapas dos serviços. “Estaremos enviando mensalmente a necessidade de contratação para a obra”, concluiu.


Participaram da reunião, além dos representantes da AD Goiana e da Construcap, todos os vereadores de Goiana, exceto o presidente da Câmara, vereador João Bosco, que não pode comparecer.

Vale lembrar que a terraplenagem é contrapartida do governo estadual para a construção da montadora. A obra tem duração de 06 meses e a previsão é de que 400 trabalhadores estejam trabalhando no pico da obra, que demandará recursos de R$ 82 milhões para realizar os serviços nos 440 hectares onde ficará a fábrica da Fiat.


Secom Goiana
Atualizado às 14:56 de 01/02/2012
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-