01 fevereiro 2011

Comuna Cultural

Pelo colunista Caio Dornelas
No artigo passado desta coluna, ficou em aberto e para ser abordada nesta semana a seguinte pergunta: “Investir em cultura é economicamente viável?

A resposta é SIM, investir em cultura é economicamente viável, seja investimento público, das esferas Federais, Estaduais e Municipais, e ainda da Iniciativa Privada.

Diferente do que muitos pensam o mercado da produção cultural não é um mercado estéril. A economia da cultura produz e movimenta tanto capital quanto qualquer outro mercado. Para ter uma noção, em 2010 o mercado da música brasileira movimentou 600milhões de reais e Pernambuco foi responsável por 15% desse total, atingindo 90milhões.

Agora some a movimentação do mercado da música, a movimentação de outros setores da economia da cultura como Literatura, Cinema, Dança, Moda e Teatro. Uma quantia considerável de dinheiro movimentado na economia da cultura. Nas entrelinhas desses dados estão inúmeros postos de empregos criados e muitas microempresas colaborando pro desenvolvimento econômico mais igualitário do país.

Porém a economia da cultura não se regula a este nível de organização e produção, como o do exemplo do mercado musical, sem que haja uma preocupação do Estado com o setor. Para isso é que existem as políticas públicas de cultura, que devem ser elaboradas e executadas pelos governos de forma que garantam a inclusão social e o desenvolvimento econômico.

Concluo que é sim economicamente viável o investimento em cultura. Uma alternativa viável e sustentável para o desenvolvimento econômico de um País, Estado ou Município. 

Caio Dornelas é Produtor Cultural Goianense, graduado em História pela UNICAP - Secretário Geral e Tesoureiro da FEPEC (Federação Pernambucana de Cineclubes) - Membro do Conselho Consultivo sobre Gestão de Cinemas Público de Pernambuco - Membro da Comissão Setorial do Audiovisual Pernambucano - Coordenador do IAPÔI Cineclube - Colaborador da Agência de Projetos Pontão de Cultura Canavial - Oficineiro do Cine Mais Cultura - Monitor do Cine Mais Cultura e Redator da Comuna Cultural.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-