21 fevereiro 2011

Comuna Cultural por Caio Dornelas

X
Cultura como Instrumento do Desenvolvimento Social

Já discutirmos nesta coluna alguns aspectos relevantes e importantes do desenvolvimento de uma política cultural para uma sociedade. Agora iremos analisar como uma realidade social difícil, que não ofereça condições básicas da condição humana, pode melhorar mediante o desenvolvimento de um projeto pautado na cultura como instrumento transformador.

Imaginemos inicialmente uma comunidade que enfrenta grandes problemas estruturais, daremos o nome imaginário de “Vila do ABC”. 

Na Vila do ABC, não há escolas que atendam com qualidade as crianças da Vila, não há postos de saúde e os serviços públicos como saneamento básico e coleta de lixo não chegam às casas da Vila. Nos últimos anos o problema da violência atinge cada vez mais os jovens da comunidade e a venda de drogas se tornou um grande negócio na Vila do ABC e a lei do mais forte (ou mais armado) é a lei que começa a funcionar. 

As pessoas passaram a ter vergonha de dizer que moram na Vila do ABC e não reconhecem nada de positivo que possa de alguma forma trazer orgulho e auto-estima de pertencer a esta comunidade. Nas últimas semanas a polícia atua intensivamente na comunidade, mas não resolver os problemas das pessoas que vivem na Vila do ABC.

Essa realidade criada na “Vila do ABC” é semelhante a realidade de muitas comunidades de cidades brasileiras de todos os tamanhos e regiões. Muitas maneiras de reverter esta situação e melhorar a qualidade de vida são pensadas, porém todos os teóricos sabem que esse é um processo muito lento e passa, sobretudo pelo processo educativo, processo esse que geralmente o sistema de ensino brasileiro não está pronto para a realização desta transformação. Neste momento é que surge os projetos culturais.

Os projetos culturais com um perfil educativo atuam nas comunidades como a Vila do ABC em vários focos. Inicialmente os projetos se apresentam para os jovens como uma fonte de lazer e entretenimento, e em muitas vezes, geração renda. Quando isso ocorre o envolvimento com o tráfico de drogas deixa de ser a “única” possibilidade de renda para esses jovens. 

Num processo mais longo, o projeto cultural reconstrói a identidade da comunidade, antes a Vila do ABC era vista como comunidade de “pobre, vagabundo e drogado” e após algum tempo de atuação de um projeto cultural na Vila (vamos supor um grupo teatral), a Vila do ABC vai passar a ser “A Comunidade que faz teatro e tem muitos artistas”. Assim, a cultura muda positivamente a identidade da Vila do ABC. 

Essa mudança, a princípio pode parecer irrelevante para a melhoria das condições sociais da comunidade, mas para essa melhoria das condições sociais ocorrerem, as pessoas da comunidade devem sentir orgulho do local que pertencem e sentir vontade própria de melhorá-la.
    
Os projetos culturais atuam de muitas formas no processo de desenvolvimento social, no próximo texto desta coluna refletiremos um pouco mais como um projeto cultural pode ser a saída para a melhoria da qualidade de vida.

Caio Dornelas é Produtor Cultural Goianense, graduado em História pela UNICAP - Secretário Geral e Tesoureiro da FEPEC (Federação Pernambucana de Cineclubes) - Membro do Conselho Consultivo sobre Gestão de Cinemas Públicos de Pernambuco - Membro da Comissão Setorial do Audiovisual Pernambucano - Coordenador do IAPÔI Cineclube - Colaborador da Agência de Projetos Pontão de Cultura Canavial - Oficineiro do Cine Mais Cultura - Monitor do Cine Mais Cultura e Redator da ComunaCultural.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-