09 janeiro 2011

Deficientes visuais terão contas de serviços em braile

Os deficientes visuais vão poder receber as contas de água, luz e telefone em braile. Entrou em vigor uma lei estadual que obriga as empresas de serviços básicos a emitir as contas com valores, data de validade e outras informações com a linguagem para o cliente deficiente visual.

É só por meio do texto em braile que a professora Vitória Damasceno consegue se comunicar por escrito. A falta de visão não impediu que ela se formasse, criasse sozinha os filhos e controlasse as despesas da casa. Mas na hora de pagar as contas, ela passa por dificuldade.

Situações como essa enfrentada por Vitória estão, realmente, com os dias contados. Isto porque entrou em vigor uma lei estadual que obriga as empresas de serviços básicos como Compesa, Celpe e as de telefonia fixa e móvel enviarem para os clientes com deficiência visual contas em braile.
João Rocha, superintendente da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead) explica que para receber a conta em braile o cliente tem que fazer o pedido à empresa.

“As empresas têm um prazo de 90 dias para poder se adequarem. A própria comissão da Assembleia Legislativa vai fiscalizar o cumprimento, além dos órgãos de direito do consumidor e sobretudo as entidades de defesa dos direitos das pessoas com deficiência. E na observância do não cumprimento podem entrar com requerimentos no Ministério Público ou ações civis públicas para que essas empresas cumpram a lei”, explica.

Desde 2005, a Celpe entrega junto com a conta comum, uma cópia em braile para os clientes com deficiência visual. Ao todo, 40 pessoas estão cadastradas. É possível fazer o cadastro pelo site da empresa, nas lojas de atendimento ou pelo telefone 0800.081.0120.
“Encontra-se na fatura braile o nome do cliente, contrato, número do medidor, informações da leitura e do consumo para ele acompanhar e informações do valor da fatura, vencimento, além dos telefones de contato da própria Celpe, da Arpe e da Aneel”, diz Ana Flávia da Câmara, gerente Comercial da Celpe.

A Compesa informou que está ajustando o sistema para emissão da conta em braile e que depois será informado como será feito o cadastramento dos clientes.

O Instituto dos Cegos no Recife oferece curso de braile de graça para deficientes visuais. Para entrar em contato, o telefone é o 3231.0936.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-