12 setembro 2019

Cultura: Sonora Brasil chega à Goiana

Com o tema “A Música dos Povos Originários do Brasil”, o projeto do Sesc também aporta em outros municípios da Região Metropolitana com programações gratuitas

Até o dia 15 deste mês, a 22ª edição do Sonora Brasil, do Sesc, estará sendo realizada na Região Metropolitana do Recife (RMR). Com o tema “A Música dos Povos Originários do Brasil”, o projeto conta com programações gratuitas e percorrerá os municípios de Goiana, São Lourenço da Mata e Jaboatão dos Guararapes. O Grupo Wiyae (AM/SP/MA) é a principal atração nas três cidades, que também terão oficinas e exposição de utensílios.

O Sesc Ler São Lourenço da Mata recebe o projeto na cidade nos próximos dois dias. Nesta sexta-feira (13/09), a unidade oferece exposição de acessórios e contação de histórias do Povo Xukuru (PE). No sábado (14/09), haverá oficinas com a musicista Magda Pucci e a cantora indígena Djuena Tikuno (AM), a partir das 13h. A apresentação musical ainda contará com Djuena e o Grupo Wiyae, às 17h.

Em Goiana, as atividades ocorrem nesta sexta-feira (13/09), na unidade do Sesc Ler. A programação começa às 13h30, com a oficina “Cantos da Floresta”, ministrada por Magda Pucci. Às 17h, será a vez da roda de conversa “A Música dos Povos Originários do Brasil”, com a Tribo de Índios Águia Negra (PE), que irá se apresentar às 19h, e o Grupo Wiyae, cuja apresentação acontece às 20h. A noite ainda conta com a exibição do curta “Fantasia do Índio”, de Manuela Andrade.

No último dia do Sonora Brasil na RMR, domingo (15/09), a programação ocorre no Terreiro Ilê Axé Xangô, no bairro de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes. A atração escolhida foi o grupo Wiyae, que irá se apresentar às 15h30.

Sonora Brasil - considerado o maior projeto de circulação musical do país, o Sonora tem como objetivo desenvolver programações que se comuniquem com a história da música no Brasil, permitindo assim o contato da população com a diversidade da música brasileira. O projeto já alcançou 750 mil pessoas. Desde sua criação foram realizados 6.098 concertos com 85 grupos, percorrendo 150 cidades. Nesta edição, o circuito reunirá 63 artistas dos dois temas, que farão 350 apresentações em 97 cidades. O tema “Líricas Femininas” circulará pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, enquanto “A Música dos Povos Originários do Brasil” seguirá pelas regiões Norte e Nordeste. Em 2020 os grupos invertem as regiões fazendo com que todos circulem por todo o país.

Sesc - O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Programação



São Lourenço da Mata

13/09 | 10h e as 15h - Vivência em Contação de histórias: Povo Xukuru

Exposição de acessórios e utensílios Xukuru 

14/09 | 13h - Oficina: Cantos da floresta – uma aproximação com o universo sonoro indígena brasileiro.

14h - Oficina: Os cantos que acalentam os encantados e os instrumentos sagrados.
17h - Djuena Tikuna (AM) e Grupo Wiyae (AM/SP/MA)
Local: Sesc Ler São Lourenço da Mata (Rua das Pêras, 56. Tiúma)
Informações: (81) 3525-9033.

Goiana
13/09 | 13h30 - Oficina Cantos da Floresta, com Magda Pucci
17h - Roda de conversa "A Música dos Povos Originários do Brasil", com a Tribo de Índios Águia Negra e o Grupo WIYAÉ. Mediação de Zinho Alafia.
18h - Exibição do curta "Fantasia de Índio", de Manuela Andrade
19h - Apresentação da Tribo de Índios Águia Negra (PE)
20h - Apresentação do Grupo Wiyae
Local: Sesc Ler Goiana (Rua do Arame, s/n. Centro)
Informações: (81) 3626.5961.

Jaboatão dos Guararapes
15/09 | 15h30 – Apresentação do Grupo Wiyae
Local: Terreiro Ilê Axé Xangô (Rua Granito, 761 – Cajueiro Seco, Jaboatão dos Guararapes)
Informações: (81) 3462.5340.

Dupla Comunicação
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-