21 maio 2018

Condado: PM e Prefeitura promovem palestra sobre Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

240 pessoas participaram da importante ação

A data 18 de maio foi instituída como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O assunto, que normalmente desperta repulsa e emoções intensas, merece atenção para que seja adquirida a conscientização necessária para o combate deste tipo de violência, prevenindo vidas, zelando pelo desenvolvimento e proteção das crianças e adolescentes, e responsabilizando os autores da violência. No Brasil, 95% dos casos desse tipo de violência são praticados por pessoas conhecidas das crianças. Em 65% dos casos há a participação de pessoas do próprio grupo familiar.

A 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (3ª CIPM), através do 2º Pelotão de Condado, em parceria com a Prefeitura de Condado, promoveram na manhã da última quinta-feira, 17 de maio, palestra sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A palestra foi ministrada no Clube Municipal, em Condado, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.

A ação contou com a presença do comandante do 2º Pelotão de Condado, Sargento PM Adenilson Felix e a Soldado PM Virginia. Adenilson e Virginia abordaram o tema para centenas de alunos com idade entre 11 e 18 anos, que estudam em turmas do Ensino Fundamental e Médio. Foi destacada a importância da mobilização para a luta em defesa de crianças e adolescentes, além do enfrentamento da PM na exploração sexual de crianças e adolescentes. A palestra contou com o total apoio do Tenente Coronel Robson Cordeiro, comandante da 3ª CIPM.

Houve a participação de representantes de várias Secretarias Municipais de Condado, líderes comunitários, professores e centenas de alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Antonio Correia de Oliveira Andrade (EREMACOA), Escola O Baltarzinho, Escola Júlio Correia de Oliveira e Escola Municipal Antonio Pereira de Andrade (EMAPA), além da GT de Condado e dos recém formados soldados da Polícia Militar, que ajudarão a intensificar as ações policiais na cidade.

A data de 18 de Maio foi instituída no país como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, por meio da Lei Federal nº 9.970, de 17 de maio de 2000. A data foi escolhida devido à morte da menina Araceli, de 8 anos, em 18 de maio de 1973. Ela foi sequestrada, violentada e assassinada no estado do Espírito Santo.

Para denunciar casos de abuso e exploração sexual, ligue 190 ou disque-denúncia 181, de maneira anônima. Pode-se ligar também par o “Disque 100”, que é o número de telefone específico para denúncias de violência contra crianças e adolescentes.

Participe da segurança pública de sua comunidade, ligando também para a central da 3ª CIPM pelo número: (81) 3626-8688. O sigilo é garantido.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-