20 novembro 2017

Qualificação: Como montar um plano de estudos para aprender um novo idioma


Coordenadora pedagógica do CNA Goiana dá dicas de como desenvolver métodos eficazes para alcançar a fluência em uma língua estrangeira

O desejo de aprender sobre novas culturas, alavancar a carreira, estudar fora ou viajar motiva inúmeras pessoas a se dedicarem ao estudo de um segundo idioma. E  assimilar as estruturas de uma nova língua é uma atividade que exige empenho, prática e disciplina. Buscar uma escola especializada é o ideal para otimizar o aprendizado, mas além disso é necessário que o estudante crie hábitos e treinamentos que o ajudem a se familiarizar com o vocabulário, pronúncia e expressões do novo idioma. 

Para a coordenadora pedagógica do CNA Goiana, Layane Nunes, uma boa dica é apostar na rotina, "É importante que o aluno elabore práticas de memorização e absorção de conteúdo personalizadas e as insira no dia a dia", afirma. Entretanto ela destaca que priorizar o estudo diário não significa sobrecarga, "Um erro muito comum é planejar uma jornada de estudos muito longa e repetitiva, o que acaba resultando em estresse e desmotivação. O ideal é desenhar um plano após uma análise do tempo, horários e recursos disponíveis", detalha.

Segundo Layane Nunes estabelecer objetivos a longo prazo também é muito importante, assim como fragmentar o aprendizado ao longo da semana. "Criar objetivos, quinzenais, mensais e trimestrais pode trazer resultados bastante positivos. Lembrando que tentar passar um dia inteiro estudando pode não ser tão eficiente quanto reservar uma ou duas horas específicas por dia", esclarece.

Outro ponto relevante apontado pela profissional é priorizar as atividades de leitura e escuta, como assistir filmes e séries e ler textos e notícias. "É claro que as prioridades dependem muito dos objetivos de cada um, mas de maneira geral, dedicar 70% do tempo a exercícios desse teor produz uma internalização e familiaridade natural com a língua. Outro acesso direto é através das músicas, diferente do que muitas pessoas pensam, que apenas ouvir músicas é suficiente, podemos dizer que para obter um bom resultado, principalmente quando o estudante está iniciando o processo de aprendizagem do idioma, o áudio deve ser acompanhado da forma escrita, tornando o processo divertido e eficiente. Filmes, séries e programas voltados ao idioma são recursos válidos, optando sempre pela legenda em português e o áudio original para os níveis básicos, entretanto para os níveis mais avançados legenda e áudio devem ser totalmente do idioma estudado. Ouvir programas de rádio e ler jornais ou notícias no idioma é uma ótima opção para absorver a língua estudada, tudo isso somado ao esforço diário ocasionarão um excelente resultado", orienta Layane.

Praticar exercícios que aprimorem a escrita e oralidade também podem fazer a diferença, "Assim como nos exercícios em uma academia, aprender uma língua estrangeira exige repetições periódicas para que as reproduções sejam lapidadas. Uma dica legal é copiar textos a mão e depois ler o trecho em voz alta várias vezes, além disso revisitar regulamente informações já aprendidas pode ajudar bastante na absorção dos conteúdos. Alguns aplicativos que permitem a prática frequente também podem ajudar muito neste processo", completou.

O CNA Goiana está localizado na Avenida Nunes Machado, 102, em frente ao Banco do Brasil, no centro de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Mais informações sobre os cursos oferecidos pelo CNA, através dos números: (81) 3626-5251 (Fixo) e 9.8750-3230 (WhatsApp).

Com informações da Assessoria

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-