08 novembro 2017

Descaso: Vereadores denunciam abandono da Upinha em Goiana


A unidade está localizada no Loteamento Northville e teve as portas danificadas, vidros quebrados e diversos equipamentos avariados ou furtados

Nesta segunda-feira (06), os vereadores Bruno Salsa (DEM), Renato Sandré (PSDB) e André Ferreira (PR) denunciaram mais uma obra abandonada pela Prefeitura de Goiana. O prédio da Upinha, que deveria estar em pleno funcionamento, está localizada no Loteamento Northville e teve as portas danificadas, vidros quebrados e diversos equipamentos avariados ou furtados por vândalos não identificados.

De acordo com a placa que estava instalada na frente da unidade, a obra que foi iniciada no dia 05/05/2014 deveria ter sido concluída em 05/01/2015, e encontra-se abandonada pelo Poder Executivo há anos, desde a gestão do ex-prefeito Frederico Gadelha Malta de Moura Junior "Fred Gadelha" (PTB). Quase 11 meses após a nova gestão assumir, o local continua abandonado, servindo como reduto de assaltantes e traficantes, além de motel improvisado e boca de fumo.
Recursos oriundos do Governo Federal foram utilizados na construção, mas depois que a obra foi concluída, a Upinha foi completamente abandonada. Sem vigilantes para resguardar e proteger a unidade, atualmente o local está sendo menosprezado e negligenciado pela Prefeitura de Goiana.

Com a Upinha em pleno funcionamento, a população goianense teria acesso a consultas médicas, consultas de enfermagem, coletas de exames da atenção básica, citologia oncótica, vacinação, inalação, curativos, distribuição de medicamentos da família, visitas domiciliares, palestras de educação em saúde, consultas e procedimentos odontológicos e pequenas urgências.

UPA-E - Um caso semelhante é a Unidade de Atenção Especializada (UPAE), que está localizada no Loteamento Novo Horizonte, há aproximadamente 200 metros da Upinha, e encontra-se sem atividades, mas não está abandonada, uma vez que o prédio possui vigilantes e está aguardando a conclusão da transferência de responsabilidade da Jeep (responsável pela construção) para o Governo do Estado de Pernambuco.

Diferenças entre UPAE e Upinha - As unidades de saúde são parecidas no nome, mas seu funcionamento é diferenciado.

- As Upinhas são unidades municipais voltadas para a atenção básica e atendimento de pequenas urgências, como tonturas, ferimentos superficiais e dores no corpo. Oferecem horários para consulta e salas de vacinação, nebulização e curativo, além de coleta de exames e aplicação de medicamentos. Essas Unidades disponibilizam equipe multidisciplinar - médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes comunitários e profissionais da saúde bucal, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e do Núcleo de Apoio em Práticas Integrativas (NAPI).

- Já as UPAEs são unidades estaduais onde ocorrem consultas com médicos especialistas. Todas as UPAEs contam com consultórios e modernos centros de apoio ao diagnóstico e exames. Entre as especialidades médicas oferecidas, estão oftalmologia, otorrinolaringologia, neurologia, ortopedia e cardiologia. Quando necessário, os pacientes podem fazer, no próprio local, os exames solicitados, como os laboratoriais, eletrocardiograma, ecocardiograma, mapa, holter, teste ergométrico, raio-X, endoscopia e ultrassonografia, entre outros.

WhatsApp - Outras denúncias e flagrantes poderão ser enviados para o Blog, através do número: (81) 9.9292-6725.

Blog do Anderson Pereira







































 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-