30 agosto 2017

Valorização Cultural: Teatro é utilizado como ferramenta de educação com alunos de Igarassu

Projeto contempla 32 escolas do município, fazendo um resgate da memória cultural e da importância da preservação

Um encontro da história, do teatro e dos patrimônios com jovens estudantes da rede pública municipal e estadual, é principal foco do projeto “Navegando na Canoa, uma viagem no patrimônio histórico e cultural de Igarassu”, voltado para a preservação e valorização da memória cultural do município, uma dos mais antigos de Pernambuco. As atividades, que acontecem até o dia 11 de outubro, compreendem num passeio pelo Sítio Histórico com alunos oriundos de 32 escolas.

Com cinco meses de duração, as visitações ocorrem todas as quartas-feiras, nos horários da manhã e da tarde, com 50 alunos, onde é promovido o conhecimento, a apropriação, a valorização da herança e consequentemente sua preservação, passando por patrimônios como o Convento de São Francisco, a Igreja de Santo Antônio, o Sobrado do Imperador, o Convento Sagrado Coração de Jesus, o Museu de Igarassu, a Igreja dos Santos Cosme e Damião, a Biblioteca Pública de Igarassu, a Casa de Câmara e Cadeia e a Sede do Maracatu Estrela Brilhante.

Recebidos por Brites de Albuquerque e Dom Duarte Coelho, personagens reais do Brasil Colônia, os jovens são guiados e o historiador Jorge Paes Barreto realiza explanações sobre cada um dos elementos que compõem o Sítio. Ao final, os alunos são levados até um desses patrimônios, realizando uma visita nas dependências que culmina com a apresentação do espetáculo “Igarassu Beleza que Encanta”.

Nesta semana o patrimônio visitado será a Igreja de Santo Antônio, um monumento barroco rico em azulejos, que foi construída no século XVI. Quando das Invasões Holandesas, foi atacada e permaneceu no abandono até à expulsão dos invasores em 1654, tendo sua reconstrução concluída em 1693. A Igreja é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, desde 1939.

O projeto Navegando na Canoa é uma realização do Grupo Teatral Ariano Suassuna - GAS Produções, com o incentivo do Funcultura, Fundarpe, Sercretaria de Cultura e Governo de Pernambuco e conta com o apoio da Prefeitura de Igarassu, em parceria com as Secretarias de Educação e de Turismo e Cultura.

Programação

Agosto: 16 e 23
Local: Igreja de Santo Antônio
Horário: das 8h às 11h/ das 13h às 16h.

Agosto: 30
Local: Sobrado do Imperador
Horário: das 8h às 11h/ das 13h às 16h.

Setembro: 06
Local: Sobrado do Imperador
Horário: das 8h às 11h/ das 13h às 16h.

Setembro: 13 e 20
Local: Casa de Câmara e Cadeia
Horário: das 8h às 11h/ das 13h às 16h.

Outubro: 04 e 11
Local: Museu de Igarassu
Horário: das 8h às 11h/ das 13h às 16h.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-