05 junho 2017

Emprego: Agências do Trabalho oferecem o código de acesso para o aplicativo Sine Fácil

As Agências Estaduais do Trabalho, vinculadas à Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação – Sempetq, já estão disponibilizando o código de acesso (QR Code) para o Sine Fácil, o aplicativo lançado no dia 23/05, pelo Ministério do Trabalho, a fim de facilitar a vida dos trabalhadores na busca de vagas e serviços usando o celular ou tablet - no momento apenas para o sistema operacional Android.

O aplicativo do Sistema Nacional de Emprego - SINE, é gratuito e permite inúmeras consultas às vagas de emprego, sem a necessidade do trabalhador se deslocar até uma agência de trabalho e enfrentar filas. Com ele também é possível agendar entrevistas com empregadores e acompanhar o andamento do seguro-desemprego. Já os empregadores podem usar o Sine Fácil para encontrar candidatos com o perfil desejado verificando os currículos disponíveis no Sine. Eles podem ainda convocar trabalhadores para processos seletivos e consultar entrevistas agendadas.

Nas Agências do Trabalho, os atendentes orientam o trabalhador a baixar o aplicativo e eles já saem de lá com o QR Code, que também pode ser obtido no portal Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br), lançado junto com o Sine Fácil.

Clique no link abaixo para instalar o aplicativo em seu aparelho celular ou tablet.

Na quinta-feira (25/05), a atendente de restaurante Monica Azevedo, residente em Paulista, foi à Agência da Boa Vista, no Recife e recebeu o seu código. Há três anos sem trabalhar, ela acredita que o Sine Fácil pode ser de grande ajuda. “Acho que vai facilitar a procura por emprego e sem gastar passagem, que está muito difícil de arranjar”, afirmou. Já para Elicarlito Carlos, morador do Cabo de Santo Agostinho e que está procurando trabalho como vigilante ou motorista, o aplicativo veio em boa hora. “Ele vai ser muito útil, vai ajudar em muita coisa como ver as vagas de emprego e tirar a carta de encaminhamento para as empresas, sem sair de casa”.
Para a secretária executiva de Trabalho e Qualificação da Sempetq, Angella Mochel, esta é uma ferramenta muito importante para o trabalhador. "Atualmente o deslocamento possui um custo e, com o aplicativo, ele poderá estar com grande parte das informações ao seu alcance. Isso sempre foi uma solicitação do trabalhador e, finalmente, iniciamos uma forma de aproximação digital que esperamos aperfeiçoar a cada dia para facilitarmos ainda mais com ações para melhoria da busca de oportunidades de trabalho e serviços", afirmou.

Assessoria
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-