26 junho 2017

Cultura: Festival de Quadrilhas Juninas da Globo anuncia vencedores de 2017

A Babaçu, do Ceará, ficou com o primeiro lugar. A final foi disputada no Sesc de Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, no domingo (25). A Lumiar, de Pernambuco, ficou com o vice.

O Festival de Quadrilhas Juninas da Globo conheceu, no domingo (25), os vencedores de 2017. Depois da etapa final, disputada no Sesc Ler de Goiana, da Mata Norte, a Babaçu, do Ceará, foi a campeã. É o segundo título consecutivo. Em segundo lugar ficou a Lumiar, de Pernambuco. A Junina São João, do Rio Grande do Norte, acabou na terceira colocação. (Veja vídeo abaixo).

O ginásio do Sesc ficou lotado. Eram fãs das quadrilhas juninas de vários estados nordestinos que marcavam a presença nas arquibancadas. A competição começou às 17h, com dez quadrilhas na disputa.

As apresentações duraram mais de sete horas. A decisão sobre os vencedores ficou a cargo de nove jurados, que representavam todos os estados da região.

A primeira quadrilha a se apresentar foi a Santa Fé, de Alagoas. O tema da apresentação era ‘Trezentos anos de Nossa Senhora de Aparecida’. Em seguida, foi a vez da Evolução, de Pernambuco. O grupo homenageou Chico Science e o mangue beat e misturou os ritmos juninos com a batida do maracatu.

A Capelinha do Forró, da Bahia, apresentou o tema da reencarnação. A Unidos de Asa Branca, de Sergipe, abordou a intolerância religiosa.

O pessoal do Ceará valorizou o baião, durante a apresentação da Babaçu. A Sanfona Branca, da Paraíba, falou sobre a superação dos sertanejos que enfrentam a seca para sobreviver.

A São João, do Rio Grande do Norte, mostrou o casamento entre a vida e a morte. A Flor de Mandacaru, do Maranhão, homenageou Ariano Suassuna, misturando dança e teatro.

A Lumiar, de Pernambuco, mostrou repertório próprio e apresentou o tema ‘ Banho de São João’. A Luar do sertão, do Piauí, misturou músicas dos anos 60 com os ritmos nordestinos.
Confira os vencedores
Babaçu, Ceará
Lumiar, Pernambuco
Junina São João, Rio Grande do Norte
Santa Fé, Alagoas
Capelinha do Forró, Bahia.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-