29 julho 2016

Goiana: Curadoria, pesquisa, montagem e mediação de exposições serão discutidas em oficina realizada no Sesc

Propor a troca de conhecimento e o debate a cerca do planejamento e realização de exposições, desde a pesquisa de conteúdo, curadoria, abordagem educativa até a concepção expográfica e montagem. Com esse objetivo, será oferecida a oficina “Arte Expográfica: expografia, produção e montagem de exposições”, entre os dias 01 a 05 e 08 a 12 de agosto, no SESC Goiana/PE. O projeto é uma parceria com o Sesc Pernambuco e tem incentivo do Funcutura. As inscrições podem ser feitas no Ponto de Atendimento do Sesc Ler Goiana, ao todo serão 30 vagas.

O curso está dividido em duas partes. A primeira, teórica, terá abordagem interdisciplinar de profissionais de destaque nesta área. A segunda, prática, irá remontar, como estudo de caso, a exposição “Bela Aurora do Recife”, do artista pernambucano Wilton de Souza. A mostra foi realizada pela primeira vez no Recife, em 2013, com curadoria de Betânia Araújo e idealização, produção e montagem da Art.Monta. Nesta edição do projeto, apoiada pelo Fundo Pernambucano de Incentivo a Cultura, já passou pelas cidades de Petrolina e Garanhuns e agora chega a Goiana.

As oficinas de Curadoria, Pesquisa, Projeto Expográfico e Montagem e Ações Educativas serão ministradas por profissionais renomados de distintas áreas de atuação: Betânia Araújo, Laura de Sousa, Eduardo Souza e André Aquino, respectivamente. Já a abertura da exposição “Bela Aurora do Recife” acontecerá no dia 12 de agosto, às 19h, no SESC Goiana.

O projeto - Tem o interesse de oferecer embasamento profissional para o campo da ação expositiva. Cada vez mais percebe-se o número crescente de profissionais, das mais diferentes áreas, que passaram a integrar as equipes de concepção, produção e montagem de exposições, confirmando a complexidade do circuito. De modo geral, a ação expositiva passou a envolver demandas mais aprimoradas que exigem especialização dos profissionais envolvidos.

Deste contexto surge a necessidade de buscar um espaço para a discussão sobre o ato expositivo, que não seja apenas um lugar de produção, mas que ofereça suporte para o debate sobre as possibilidades de profissionalização na área. Ampliando os horizontes dos interessados e instrumentalizando-os para desenvolver uma visão crítica do ato expositivo.

SERVIÇO
Oficina: Arte Expográfica: expografia, produção e montagem de exposições
Data: de 01 a 12 de outubro de 2016
Horário: das 14 as 19h
Local: Sesc Ler Goiana – R. do Arame, s/n - Centro, Goiana - PE, 55900-000
Informações: cultura.sescgoiana@gmail.com
Telefone: 81.3626.8421 / 81.3626.5961

Assessoria
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-