07 maio 2015

Como contrapartida destinada à saúde: Jeep constrói Pronto Atendimento Especializado em Goiana

Acesso à saúde como compromisso social

Nas próximas semanas, serão entregues as instalações da nova unidade de Pronto Atendimento Especializado (UPAE), localizada em Goiana, na Mata Norte de Pernambuco. Resultado de um investimento da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) como contrapartida destinada à saúde, a UPAE, que será operada pelo Governo do Estado de Pernambuco, funcionará com consultas médicas, exames como hospital no período diurno. O potencial de atendimento é de 140 mil consultas, 350 mil exames e 6.780 cirurgias por ano.

A expectativa é beneficiar os moradores da zona da Mata Norte do Estado, região em que aproximadamente 85% dos cidadãos dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). A UPAE vem contribuir para melhorar o acesso a consultas médicas especializadas, exames e cirurgias eletivas. A unidade atenderá aos municípios de Goiana, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Itambé, Itaquitinga, Macaparana, São Vicente Ferrer e Timbaúba, atingindo mais de 300 mil pessoas.
Antes de definir os serviços oferecidos, houve um levantamento das demandas reprimidas em consultas médicas e atendimentos especializados, além de uma criteriosa análise do perfil epidemiológico da região de abrangência. A partir disso, serão contratados médicos nas áreas de Alergologia, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Infectologia, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia , Reumatologia e Urologia.

Entre os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, haverá exames laboratoriais, raio X, ultrassonografia, endoscopia, audiometria, exames oftalmológicos, eletrocardiograma, ecocardiograma, mapa, holter, teste ergométrico e eletroencefalograma. Serão realizadas cirurgias ambulatoriais como catarata e correção de estrabismo. Também estarão disponíveis profissionais de Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Reabilitação.

Os cidadãos serão encaminhados para agendamento de atendimento na UPAE a partir de uma triagem do Programa de Saúde da Família. "É uma entrega muito importante para a região, que vai beneficiar dez municípios e evitar que as pessoas precisem se deslocar até o Recife para atendimento especializado", afirmou Helane Cruz, da Fundação FIAT.

A UPAE em Goiana será a quarta do tipo a ser instalada em Pernambuco, pois já existem em Petrolina , Caruaru e Garanhuns. O custeio do espaço será uma gestão tripartida entre o Governo de Pernambuco, a Prefeitura de Goiana e o Governo Federal. A FCA participará ativamente da gestão da unidade.

A Unidade está localizada na Rodovia PE-075, Km 4,5, ao lado do Loteamento Novo Horizonte, no centro da cidade.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-