09 janeiro 2015

Alerta: Pitimbu e Acaú devem ser evitadas pelos banhistas neste fim de semana

O relatório de balneabilidade divulgado, nesta sexta-feira (9) pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), aponta que três das 56 praias monitoradas pelo órgão estão impróprias para o banho. De acordo com o documento, devem ser evitadas as praias do Jacaré, localizada na cidade de Cabedelo, Região Metropolitana de João Pessoa; Maceió, em Pitimbu, Litoral Sul do estado; e Acaú/Pontinha, também em Pitimbu. A classificação é válida até a emissão do próximo relatório, previsto para 16 de janeiro.

Na Praia do Jacaré, o trecho que os banhistas devem evitar está localizado na margem direita do estuário do Rio Paraíba.

Já na Praia do Maceió, o trecho a ser evitado está localizado 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do Riacho do Engenho Velho. A praia Acaú/Pontinha, também em Pitimbu, deve ser evitada.

As demais praias estão classificadas como próprias à balneabilidade, variando entre as categorias excelente, muito boa e satisfatória. A Sudema recomenda aos banhistas que evitem os trechos de praias localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.

O RELATÓRIO

O objetivo do relatório de balneabilidade é o monitoramento da qualidade da água do mar para o banho humano.


A Pesquisa de Balneabilidade analisa as águas de cada balneário e determina se estão Próprias ou Impróprias para o banho. Isto é, se estão contaminadas ou não por esgotos domésticos. A existência de esgoto é verificada através da contagem da bactéria Escherichia coli (E.c.) presente nas fezes de animais de sangue quente, que podem colocar em risco a saúde dos turistas e da população local.

Com informações da Assessoria
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-