17 outubro 2014

Goiana: Prefeitura lança programa Município Mais Limpo‏

O descarte incorreto do óleo de fritura é um dos grandes vilões para o meio ambiente. Ele obstrui o esgoto e entope galerias, provocando os alagamentos das vias.  Além disso, pode contaminar a água e impede que animais e plantas aquáticas respirem. Pensando nisso, a Prefeitura de Goiana, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, lançou, hoje (17) o Programa Município Mais Limpo, na Escola Municipal Dr. Manoel Borba.

O projeto visa conscientizar bares e restaurantes a fazerem de forma correta o descarte do óleo utilizado nas cozinhas, disponibilizando coletores que armazenarão o material para serem recolhidos pela Asa Indústria, parceira do programa, de acordo com as necessidades dos comerciantes.

O material coletado é reutilizado no processo produtivo de sabão em barra. E, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, A Asa Indústria destina recursos financeiros à Fundação Alice Figueira de Apoio ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP).

Segundo o secretário de Pesca, Agricultura e Meio Ambiente, Ivo Câmara, a intenção é que o programa se estenda a toda comunidade de Goiana, através de palestras educativas nas escolas. “Esse é o início de um projeto grande que iremos fazer relacionado à reciclagem. Após a inclusão dos bares e restaurantes, a comunidade também poderá realizar o descarte correto do óleo. E estamos estudando uma forma de incluir outros tipos de materiais”, ressaltou Ivo.

Após o trabalho de conscientização, os estabelecimentos serão fiscalizados pela Vigilância Sanitária, já que existe uma Lei Estadual que disciplina o descarte do óleo utilizado nesses locais. Os bares e restaurantes que aderirem ao projeto receberão o Selo Verde, mostrando o comprometimento do proprietário com o meio ambiente.

Para os comerciantes que quiserem adquirir os coletores, é só entrar em contato com a Secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, localizada na Rua Direita, próximo ao SAMU, ou com a ASA Indústria através do telefone (81) 3073-5066 ou e-mail: mundolimpovidamelhor@asanet.com.br.
Secom
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-