04 outubro 2014

Economia: Fiat avalia funcionários para operar a fábrica

Montadora avalia os perfis dos trabalhadores por meio de um processo de seleção para, só então, serem realizadas as capacitações e a migração de atividade econômica

Se no Complexo Industrial Portuário de Suape, localizado em Ipojuca, a situação dos trabalhadores pós-obras tem provocado preocupação, na Fiat Chrysler, que fica na cidade de Goiana, Zona da Mata Norte do Estado, os funcionários podem respirar aliviados. É que a montadora, que está se instalando no município, já deu início ao projeto de desmobilização planejada, que tem como objetivo qualificar os trabalhadores para serem reaproveitados no Polo Automotivo, que deve começar a operar, comercialmente, no início do próximo ano.

De acordo com o diretor de Recursos Humanos da Fiat Chrysler, Adauto Duarte, enquanto as obras de implantação não terminam, estão sendo avaliados os perfis dos funcionários por meio de um processo de seleção para, só então, serem realizadas as capacitações e a migração de atividade econômica. “Já estamos dialogando com os trabalhadores para organizar essa qualificação”, afirmou, acrescentando que um servente de pedreiro terá a possibilidade de se candidatar à vaga de operação de montagem, por exemplo. Duarte, que está à frente do Comitê Estratégico de Gestão de Pessoas da Amcham-Recife, realizou uma palestra, nesta quinta-feira (02), sobre o tema Práticas de RH do Polo Automotivo, no Empresarial Jopin, no Pina.

Todos os nove mil funcionários, segundo Duarte, terão oportunidade de participar da seleção. A expectativa é criar cerca de dois mil empregos diretos e indiretos para o Polo Automotivo até o final deste ano, mas, apesar disso, diante da diferença entre profissionais e vagas, Duarte destacou que a necessidade de funções é que vai determinar a quantidade de cargos criados. “No entanto, muitos trabalhadores já estão nas funções atuais há bastante tempo e, por isso, afirmaram que não pretendem participar da seleção”, ressaltou. O programa de desmobilização planejada terá parceria do Governo do Estado e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que irão oferecer, entre outros, cursos de mecânica e de manutenção.

FolhaPE
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-