17 agosto 2014

Luto: Pernambucanos tomam as ruas do Recife para aplaudir e reverenciar Eduardo Campos

Caminhão do Corpo de Bombeiros saiu da Base Aérea do Recife pouco depois da 0h

O cortejo fúnebre do ex-governador e candidato à presidência da República, Eduardo Campos, teve início pouco depois da meia-noite. Os caminhões do Corpo de Bombeiros saíram da Base Aérea do Recife com os caixões do político e da sua comitiva: o fotógrafo Alexandre Severo, o assessor de imprensa Carlos Percol e o cinegrafista Marcelo Lyra. Dezenas de batedores acompanham o trajeto, que começou pela rua Maria Irene, no bairro do Jordão, na Zona Sul do Recife. A previsão é que o cortejo dure cerca de 1h.

Milhares de pessoas tomaram as ruas e avenidas do Recife para acompanhar a passagem dos bombeiros transportando os caixões de Eduardo e sua comitiva. Durante o trajeto, a população reverenciou a maior liderança política do Estado com aplausos, acenos ou exibindo as bandeiras de Pernambuco e do Brasil. Um dos pontos altos do cortejo foi a passagem pela avenida Mascarenhas de Morais, em frente ao Aeroporto do Recife. Muitos preferiram acompanhar a passagem dos corpos do viaduto.
Na passagem pela Estrada dos Remédios, em Afogados, a médica Kaliana Basílio, de 41 anos, não conteve a emoção no momento da passagem dos caixões. “É uma sensação de vazio que sinto. Espero que seja preenchido, mas não tenho esperança. Um líder como ele não faz da noite para o dia”, disse Karina, aos prantos.

O servidor público José Ailton Pereira Oliveira, de 50 anos, disse que a perda de Eduardo deixará o povo pernambucano mais carente. “Ele representava uma nova liderança política, e é isso que o brasileiro sempre espera, pois ele está carente.(...) Ele tinha essa forma de administrar ajudando os mais necessitados, carentes, vendo o povo de uma outra forma”, declarou.
Por volta das 1h20, os caminhões do Corpo de Bombeiros aportaram na via que leva o nome do avô de Eduardo, a Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, em outro ponto alto do cortejo fúnebre. O trajeto pela avenida cortou os bairros de Tamarineira, Rosarinho, Encruzilhada e Santo Amaro, este último um dos mais populosos do Recife. Milhares de carros acompanharam o cortejo em comboio. Um efetivo de 100 agentes de trânsito, 40 motos e 16 viaturas estão responsáveis pelo acompanhamento e bloqueio de vias. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) aconselha à população que não use carro para se deslocar às cerimônias devido ao grande movimento esperado para a região central da Cidade.
O cortejo saiu da Base Aérea do Recife e tem como trajeto a rua Maria Irene, avenida Mascarenhas de Moraes, seguindo pela Ponte Motocolombó, Largo da Paz, avenida Sul; rua Nicolau Pereira, Estrada dos Remédios, avenida Visconde de Albuquerque, rua José Bonifácio, rua Cônego Barata, avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, avenida Cruz Cabugá, rua do Hospício, rua Princesa Isabel, Praça da República e o Palácio do Campo das Princesas.
FolhaPE
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-