26 abril 2014

Pernambuco: Governo do Estado promete avaliar pauta de reivindicações de policiais e bombeiros

Encontro entre categorias e gestores aconteceu no Campo das Princesas, nesta sexta

Cerca de mil militares, entre policiais e bombeiros, realizaram na tarde desta sexta-feira (25) uma passeata de protesto relativa às condições de trabalho das duas categorias. Um carro de som acompanhou todo o trajeto, que teve concentração em frente ao Memorial de Medicina, no bairro do Derby. A manifestação seguiu pela avenida Conde da Boa Vista e teve como um dos pontos de parada a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Após serem recebidos pelos deputados Pedro Serafim e Sérgio Leite, que ouviram a comissão, eles seguiram para o Palácio do Campo das Princesas. No local, o secretário da Casa Civil, Luciano Vásquez, recebeu uma comissão formada por PMs. No encontro, os manifestantes apresentaram uma pauta de reivindicações da categoria. Aos trabalhadores, o secretário informou que pontos ressaltados pelos militares serão avaliados pelo Governo do Estado.

O trânsito no Centro do Recife, principalmente na avenida Agamenon Magalhães, onde o tráfego no sentido Boa Viagem/Olinda ficou parado, e na avenida Conde da Boa Vista, que ficou intransitável no sentido Derby/avenida Guararapes, foram os mais atingidos. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) orientou os condutores que desejavam ir ao Centro a seguirem pela rua João Fernandes Vieira/ rua do Príncipe.

Segundo o líder do movimento, o policial militar Joel da Harpa, membro da corporação há 16 anos, a expectativa é de que o governador João Lyra atenda as reivindicações que foram entregues. "Hoje, um policial militar precisa sair de casa às 5h, voltar às 19h, e permanecer o dia inteiro com apenas R$ 10 para se alimentar. Já que o vale (refeição) de R$ 150 é dividido pelo número de plantões", afirmou. O líder do movimento informou ainda que apenas os agentes de folga participaram do ato e que os demais foram orientados para que não abandonem seus postos de trabalho.

Os manifestantes chegaram na Alepe com gritos de "Abre que a polícia quer entrar", enquanto aguardavam os deputados que receberam o grupo A pauta de reivindicações possui 17 solicitações, entre elas o aumento do vale-refeição mensal em 100%, aumento salarial dos policiais em 25% (agentes administrativos), 45% (agentes operacionais) e 50% (agentes da polícia especializada). Como o governador João Lyra Neto abriu uma mesa de negociações com os trabalhadores há dois dias, Joel da Harpa descartou uma deflagração de greve nesta sexta-feira.

FolhaPE
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-